Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (www.rbmfc.org.br) é um periódico científico editado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), sediada no município do Rio de Janeiro, que tem como foco e escopo a Medicina de Família e Comunidade (MFC) e sua interface com a Atenção Primária à Saúde (APS), que se operacionaliza no Brasil por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Sua missão é a veiculação de estudos que tenham como eixos temáticos a MFC e a APS. É uma publicação contínua, em versão on-line (ISSN 2179-7994), com divulgação eletrônica gratuita e de acesso livre de pesquisas e estudos relacionados à prática clínica, à formação profissional, à organização dos serviços, e às políticas públicas de saúde.

Nesse sentido, a RBMFC disponibiliza resultados de pesquisas originais, oferece espaço para debates, exposição de ideias e controvérsias sobre a Medicina de Família e Comunidade e a APS. Sua singularidade reside no fato de ser o único periódico científico brasileiro dedicado à área de Medicina de Família e Comunidade, com abrangência internacional, visto que tem difundido estudos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol.

A RBMFC teve sua primeira edição publicada no ano de 1987, porém, foi a partir da implantação do Programa Saúde da Família (em 1994) e do fortalecimento da APS brasileira que a SBMFC, em 2004, reativou a RBMFC e, desde então, vem mantendo e aprimorando este periódico. Neste processo de aprimoramento, a RBMFC se afiliou em 2008 à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e em 2011, à CrossRef, comprometendo-se em seguir padrões editoriais de acordo com critérios estabelecidos por órgãos reconhecidos internacionalmente, tais como o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e o Thomson Reuters Web of Knowledge.

Entre os critérios já adotados destacam-se: website em Inglês, Espanhol e Português; plataforma OJS para todo o fluxo editorial; Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas de acordo com a norma ISO 19005-1:2005 para composição final do PDF/; licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0 (CC BY-NC 3.0 BR); normas com critérios mínimos para submissão de manuscritos; requisitos éticos para pesquisas com seres humanos de acordo com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP); e transparência das fontes de financiamento.

A partir de 2013, a RBMFC adotou a publicação de artigos apenas na versão online, ficando os mesmos disponíveis em formato PDF no site da revista. Além dos critérios mencionados, a RBMFC conta com corpo editorial com mestrado (obrigatório) e doutorado (desejável), bilíngue, e cobertura geográfica em território nacional e internacional.  

 

EX-EDITORES

Dr. Michael Schmidt Duncan (2014-2015)

Prof. Me. Armando Henrique Norman (2012-2014)

Prof. Dr. Marcelo M. Piva Demarzo (2010-2012)

Prof. Me. Leonardo Cançado Monteiro Savassi

Dr. Hamilton Lima Wagner

Prof. Dr. Carlos Eduardo Aguilera Campos

Prof. Dr. João Werner Falk

 

Mais informações no editorial do volume 4, número 13 de 2008 - A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade de agosto de 2004 a julho de 2008: um olhar sobre a sua história.



Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia