Metodologias ativas: um relato de experiência de estudantes de graduação em medicina da Universidade Vila Velha na disciplina de Interação Comunitária

Autores

  • Marcello Dala Bernardina Dalla Universidade Vila Velha (UVV). Vila Velha, ES
  • Gabriel Alfena Gamaro de Moura Universidade Vila Velha (UVV). Vila Velha, ES,
  • Mariana Scandian Bergamaschi Universidade Vila Velha (UVV). Vila Velha, ES,

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc10(34)647

Palavras-chave:

Integração Comunitária, Educação Médica, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Este artigo relata a experiência de aplicação de metodologias ativas na disciplina “Programa de Interação Serviço Ensino e Comunidade” (PISEC) do curso de Medicina da Universidade Vila Velha (UVV). Utilizou-se a metodologia da problematização, que consiste em cinco passos: observação da realidade; definição de pontos-chave; teorização; hipótese de solução e aplicação à realidade. A problematização oportuniza a reflexão mediada pelo professor sobre atividades de interação, sendo um elemento chave para a satisfação pessoal dos alunos e para a melhoria do processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcello Dala Bernardina Dalla, Universidade Vila Velha (UVV). Vila Velha, ES

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989) e mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002). Atualmente é médico de família e comunidade (concursado) da Secretaria de estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) e professor adjunto I do Curso de Medicina ( método PBL) do Centro Universitário de Vila Velha. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de família e comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, planejamento em saúde, educação médica, educação permanente, sistema único de saúde, saúde da família e saúde pública.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Gabriel Alfena Gamaro de Moura, Universidade Vila Velha (UVV). Vila Velha, ES,

Estudante do curso de Medicina da Universidade Vila Velha - UVV.

Mariana Scandian Bergamaschi, Universidade Vila Velha (UVV). Vila Velha, ES,

Estudante do curso de Medicina da Universidade Vila Velha - UVV.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

1.
Dalla MDB, Moura GAG de, Bergamaschi MS. Metodologias ativas: um relato de experiência de estudantes de graduação em medicina da Universidade Vila Velha na disciplina de Interação Comunitária. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 31º de março de 2015 [citado 29º de março de 2024];10(34):1-6. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/647

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Plaudit