Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2014 Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
Lisiane Hauser
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS
Brasil
Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente realizando doutorado em Epidemiologia na UFRGS e consultora em Estatística do projeto Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde no Brasil: Pólo Rio Grande do Sul, um projeto de teleducação e teleassistência do Ministério da Saúde em parceria com 9 universidades do país. Participa do Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre.
Rodrigo Caprio Leite de Castro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Médico de Família e Comunidade. Preceptor da Residência em Medicina de Família e Comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição. Professor Assistente do Departamento de Medicina Social da FAMED/UFRGS. Mestre e Doutorando em Epidemiologia, na linha de pesquisa Epidemiologia e Atenção Primária à Saúde no PPG em Epidemiologia da FAMED/UFRGS.
Álvaro Vigo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS
Brasil
Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Mestre em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com experiência na área de Estatística Aplicada e Epidemiologia. Atua principalmente na área de análise de dados categóricos. É pesquisador do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil - http://www.elsa.org.br/).
Thiago Gomes da Trindade
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN
Brasil
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), fez residência em Medicina de Família e Comunidade no Programa de Residência do HNSC (2004) e especializou-se em Terapia de Família e de Casal pelo INFAPA (2006). É Mestre em epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS (2007), e atualmente está cursando o Doutorado no mesmo Programa. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde. É Professor do Curso de Medicina da Universidade Potiguar e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Marcelo Rodrigues Gonçalves
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS
Brasil
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2000), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Família e Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde, medicina de família e comunidade, programa de saúde da família, diabetes mellitus e educação.
Airton Tetelbom Stein
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Porto Alegre, RS
Brasil
Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Possui graduação em Medicina pela PUCRS (1981), especialização em medicina de família e comunidade pelo Murialdo (1983), mestrado em Community Health For Developing Countries - London School Of Hygiene And Tropical Medicine (1990), mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Professor Titular de Saúde Coletiva da UFCSPA, Professor Adjunto do Curso de Pós-graduação de Saúde Coletiva da ULBRA, Coordenador do Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde do Gupo Hospitalar Conceição (GHC) e Presidente da Câmara Técnica da Medicina de Família e Comunidade do CREMERS. É Membro do Conselho Editorial do British Medical Journal versão em português. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária a saúde, diretrizes clínicas, medicina baseada em evidência, obesidade e avaliação de serviços de saúde.
Bruce Bartholow Duncan
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS
Brasil
Possui graduação em Medicina pela Johns Hopkins University (1979), graduação em Economia (Bacharel) pelo Williams College (1971), mestrado em Public Health (MPH) pela Johns Hopkins University (1979), doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e pós-doutorado em Epidemiologia pela University of North Carolina (1993). É professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, adjunct assistant professor da University of North Carolina (1999-2016) e membro do Comitê Técnico Assessor das Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e foco nos seguintes temas: 1) diabetes mellitus, obesidade, e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares 2) medicina baseada em evidências e 3) atenção primária à saúde. Mudou-se para o Brasil em 1983 e sua primeira linha de atuação visou difundir a então nova disciplina de epidemiologia clínica no país. Foi um dos proponentes da Medicina Baseada em Evidências no Brasil. Sua pesquisa, centrada em estudos multicêntricos nacionais e internacionais sobre diabetes, obesidade, inflamação, disfunção microvascular e doenças associadas, produziu >170 artigos originais, muitos publicados em revistas de grande impacto na área como Lancet, BMJ, JAMA, Annals of Internal Medicine, Diabetes, Hypertension, American Journal of Epidemiology,e International Journal of Epidemiology. Foi um dos fundadores do PPG-Epidemiologia da UFRGS (nível 6 da CAPES). É um dos coordenadores do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, e lidera um Centro Colaborador da Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde. É o principal organizador do livro Medicina Ambulatorial, Condutas de Atenção Primária Baseada em Evidências, agora em sua 4ª edição, e utilizado largamente nas faculdades de medicina e pelas equipes de atenção primária à saúde no país.
Erno Harzheim
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS
Brasil
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Alicante (2004) e pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto e representante do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Familia e Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina de família e comunidade, epidemiologia, atenção primária, avaliação de serviços de saúde, telemedicina e telessaúde.
Mais informações: Currículo Lattes - CNPq
![]() |
|
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.