Cobertura da Estratégia Saúde da Família e de citopatologia de colo uterino no Rio Grande do Sul

Autores

  • Paulo Vinícius Nascimento Fontanive
  • João Henrique Godinho Kolling
  • Eno Dias de Castro Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Erno Harzheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc4(14)194

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde da Mulher, Programa Saúde da Família, Esfregaço Cervical, Neoplasias Uterinas

Resumo

O Rio Grande do Sul apresentou nos últimos cinco anos aumento significativo na cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família (ESF). A mudança na organização da Atenção Primária à Saúde (APS) proposto pela ESF já demonstrou, em grandes centros, melhora no acesso e em outros atributos da APS, conforme estudos que avaliaram indicadores de saúde infantil ao comparar a ESF com a Atenção Básica Tradicional. Buscou-se analisar a associação entre a cobertura populacional da ESF com a cobertura de citopatológico de colo uterino entre mulheres de 25 a 59 anos nos municípios do Rio Grande do Sul. Este é um estudo ecológico que usou base de dados secundários do DATASUS oriundos do SISPACTO no período de janeiro a dezembro de 2006. Para avaliar o acesso a ações em saúde da mulher foi escolhido um dos indicadores do pacto pela saúde, a razão de exames citopatológicos, que diz respeito ao número de exames citopatológicos cérvico-vaginais (CP) realizados na população de interesse. Os dados foram estratificados em seis grupos conforme cobertura populacional dos municípios (sem ESF, até 20%, de 20% a 40%, de 40% a 60%, de 60% a 80% e mais de 80% de cobertura). Para avaliar a influência do porte populacional, os municípios com menos de 10 mil foram comparados com os demais. Na análise utilizou-se o programa SPSS v13.0, realizando a análise de variância e teste post hoc (Tukey) para comparação entre os grupos de cobertura e teste T para comparação de médias conforme o porte populacional. Como resultado, um grupo de maior cobertura apresentou diferença estatisticamente significativa com osgrupos de cobertura menor que 60% (p<0,05). Nota-se que nos grupos de cobertura há diferença estatisticamente significativa entre as razões de CP de acordo com o porte populacional. Quando apenas analisamos os municípios com mais de 10 mil habitantes, observamos que os municípios com mais de 60% de cobertura apresentaram uma razão de exames de CP estatisticamente maior que aqueles com até 20% (p<0,01). De acordo com os achados percebe-se que mudanças no modelo de organização do cuidado por meio da maior cobertura municipal da ESF também se associam com melhora em indicadores de ações em saúde da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Vinícius Nascimento Fontanive

Cirurgião-dentista, especialista em Saúde Pública, mestrando em Epidemiologia pela PPGEPI – UFRGS. Especialista em Saúde Pública, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

João Henrique Godinho Kolling

Médico de Família e Comunidade, Especialista em Medicina de Família e Comunidade, mestrando em Epidemiologia pela PPGEPI – UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Eno Dias de Castro Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Educação Médico de Família e Comunidade, mestre em Educação, doutorando em Epidemiologia pela PPGEPI – UFRGS, Serviço de Saúde Comunitária, Grupo Hospitalar Conceição, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Erno Harzheim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Alicante (2004) e pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto e representante do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Familia e Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina de família e comunidade, epidemiologia, atenção primária, avaliação de serviços de saúde, telemedicina e telessaúde.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Downloads

Publicado

2008-11-17

Como Citar

1.
Fontanive PVN, Kolling JHG, de Castro Filho ED, Harzheim E. Cobertura da Estratégia Saúde da Família e de citopatologia de colo uterino no Rio Grande do Sul. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2008 [citado 28º de março de 2024];4(14):119-28. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/194

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit