Controle glicêmico e lipídico de pacientes com diabete tipo 2 em tratamento combinado de metformina e insulina

Autores

  • Fábio Brasil
  • Andreia Mara Brolezzi Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc5(17)200

Palavras-chave:

Metformina, Insulina, Lipídios, Diabetes Mellitus

Resumo

Este é um estudo transversal em que foram avaliados os dados laboratoriais de perfil lipídico e hemoglobina glicada (HbA1c) dos 105 pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 em uso de insulina na área adstrita da Unidade de Saúde São Paulo do Programa de Saúde da Família. Teve como objetivo identificar possíveis variações nesses parâmetros quando associada metformina ao tratamento. Desses pacientes, 33 foram excluídos por apresentarem vieses. Dos restantes, 44 estavam em tratamento combinado de metformina e insulina – estes apresentaram níveis de HbA1c e triglicerídeos significativamente inferiores ao grupo controle em tratamento isolado com insulina (n=28); não se observaram diferenças de significado estatístico com relação ao colesterol total e HDL. O estudo sugeriu que, pela disponibilidade gratuita da metformina para a população, tal associação deveria ser considerada como primeira escolha em saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Brasil

Médico, preceptor do Estágio em Medicina de Família e Comunidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Curitiba (PR), Brasil.

Andreia Mara Brolezzi Brasil

Nutricionista, especialista em Saúde Coletiva, Curitiba (PR), Brasil.

Downloads

Publicado

2010-03-25

Como Citar

1.
Brasil F, Brasil AMB. Controle glicêmico e lipídico de pacientes com diabete tipo 2 em tratamento combinado de metformina e insulina. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 25º de março de 2010 [citado 28º de março de 2024];5(17):33-7. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/200

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit