Consultando o Artigo

Autores

  • José Agostinho Santos Unidade de Saúde Familiar Lagoa, ULS - Matosinhos, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc6(20)383

Palavras-chave:

Artigo de Revista, Educação Médica Continuada, Avaliação

Resumo

O conceito de clube de leitura é conhecido entre os médicos desde os anos de Licenciatura, particularmente pelas apresentações de journal club em reuniões de serviço durante diferentes estágios clínicos. Um paralelismo pode ser estabelecido entre a prática clínica do médico da família e comunidade e o clube de leitura. De fato, do mesmo modo que uma consulta ao seu paciente, um journal club implica ler (ou mesmo ouvir) o artigo, questionar determinados aspectos perante dados que vai obtendo, aguardar uma resposta orientadora, estar atento a detalhes e captar o essencial (subjetivo). Como um exame objetivo, pressupõe-se inspecionar o seu desenho, palpar as suas limitações e percutir os resultados sobre a sua comunidade (objetivo). Após a leitura completa, o médico da família e comunidade vai avaliá-lo (avaliação) e planejar (plano) uma alteração na sua prática. Este processo decorre com a fluidez natural de uma consulta normal, cujo paciente seria, neste caso, o próprio artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Agostinho Santos, Unidade de Saúde Familiar Lagoa, ULS - Matosinhos, Portugal

Unidade de Saúde Familiar Lagoa, Senhora da Hora, Matosinhos, Portugal.

Referências

Sanchez JP. Simplesmente POEMs. Rev Port Clin Geral. 2005; 21(6): 631-4.

Mateus M, Sanchez JP. POEMs e Níveis de Evidência. Rev Port Clin Geral. 2006; 22: 400-4.

Ramos V. A consulta em 7 passos. Execução e análise crítica das consultas em medicina geral e familiar. Rev Port Clin Geral. 2009; 25: 208-20.

Carneiro AV. Como avaliar a investigação clínica. O exemplo da avaliação crítica de um ensaio clínico. J Port Gastroenterol. 2008; 15: 30-6.

Downloads

Publicado

2011-08-31

Como Citar

1.
Santos JA. Consultando o Artigo. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 31º de agosto de 2011 [citado 29º de março de 2024];6(20):213-5. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/383

Edição

Seção

ESPAÇO ABERTO

Plaudit

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.