O ensino e a aprendizagem da prevenção quaternária
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc10(35)1050Palavras-chave:
Prevencion Cuaternaria, Enseñanza, Educación, Médica Medicina Familiar y Comunitaria, Internado y ResidenciaResumo
Este artigo apresenta uma visão geral das diferentes técnicas e habilidades necessárias para o ensino e a aprendizagem da prevenção quaternária (P4). Ele adota o Expertise Model que define as competências exigidas na P4 para cada nível: iniciante, competente, proficiente e expert. Essa estrutura pode ser utilizada como um roteiro passo a passo para os professores, a fim de alcançar elevados níveis de desempenho. Esta proposta é complementada por uma lista de métodos usados no ensino e na avaliação de desempenho e competências dos alunos. Ao cobrir uma série de questões de ensino e aprendizagem, aqueles que visam ensinar prevenção quaternária podem explorar a grade proposta. A prevenção quaternária é um campo fértil para a investigação e o ensino da medicina que envolve a integração de diferentes áreas, como a organização de serviços de saúde, epidemiologia, habilidades de comunicação e andragogia, tanto no nível macro como no micro das atividades relacionadas à saúde.Downloads
Métricas
Referências
Bean RB, Bean WB. Sir William Osler: Aphorisms from his bedside teachings and writings. Springfield, IL: Charles C. Thomas; 1961.
Wonca Dictionary of General/Family Practice Wonca International Classification Committee, 2003. Edited by Niels Bentzen. Printed by Lægeforeningens forlag, Copenhagen. Published by Månedsskrift for Praktisk Lægegerning, Copenhagen 2003.
Jamoulle M, Roland M. Quaternary prevention. In: WICC annual workshop. Hong Kong: Hong Kong, Wonca congress proceedings; 1995. Available at: http://hdl.handle.net/2268/173994
Brodersen J, Schwartz LM, Woloshin S. Overdiagnosis: how cancer screening can turn indolent pathology into illness. APMIS. 2014 Aug;122(8):683-9. doi:10.1111/apm.12278. DOI: https://doi.org/10.1111/apm.12278
Kuehlein T, Sghedoni D, Visentin G, Gérvas J, Jamoule M. Quaternary prevention: a task of the general practitioner. Primary Care. 2010; 10(18): 350-4.
Kopitowski KS. Prevención cuaternaria: se pueden y se deben limitar los daños por la actividad sanitaria. Rev. Hosp. Ital. B.Aires 2013; 33(3): 90-95.
Welch HG, Black WC. Overdiagnosis in cancer. J Natl Cancer Inst. 2010 May 5;102(9):605-13. DOI: https://doi.org/10.1093/jnci/djq099
Jamoulle M. The four duties of family doctors: quaternary prevention - first, do no harm. Hong Kong Pract. 2014;36. Available at: http://hdl.handle.net/2268/170670
Gérvas J, Pérez Fernández M. Uso y abuso del poder médico para definir enfermedad y factor de riesgo, en relación con la prevención cuaternaria. Gac Sanit. 2006;20(Supl 3):66-71. DOI: https://doi.org/10.1157/13101092
Moynihan R, Doran E, Henry D. Disease mongering is now part of the global health debate. PLoS Med. 2008 May 27;5(5):e106. doi:10.1371/journal.pmed.0050106. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.0050106
Skrabanek P, McCormick J. Follies and Fallacies in Medicine. 3rd Ed Tarragon Press December 1998 Eastbourne.
Gotzsche PG. Deadly Medicines and Organised Crime: How Big Pharma Has Corrupted Healthcare. Radcliffe Publishing Ltd; 2013.
Scott I, Anderson K, Freeman C, Stowasser D. First do no harm: a real need to deprescribe in older patients. Med J Aust 2014; 201 (7): 390-392. doi: 10.5694/mja14.00146. DOI: https://doi.org/10.5694/mja14.00146
Heyrman J. ed. Educational Agenda, European Academy of Teachers in General Practice EURACT, Leuven 2004.
Başak O, Yaphe J, Spiegel W, Wilm S, Carelli F, Metsemakers JF. Early clinical exposure in medical curricula across Europe: an overview. Eur J Gen Pract. 2009;15(1):4-10. doi: 10.1080/13814780902745930. DOI: https://doi.org/10.1080/13814780902745930
Gaminde I, Hermosilla T. Quality related problems in clinical practice guidelines. Drug and Therapeutics Bulletin of Navrre, Spain. VOL 20, No 1 JANUARY-FEBRUARY 2012.
Stewart M, Brown JB, Weston WW, McWhinney IR, McWilliam CL, Freeman TR. Patient Centered Medicine: Transforming the Clinical Method. 2nd. Abingdon, Radcliffe Medical Press; 2003.
Kleinman A. Patients and healers in the Context of Culture: an exploration of the borderland between anthropology, medicine and psychiatry. Berkeley and Los Angeles, University of California Press; 1981.
Knowle MS. The adult learner: A neglected species (1973). Houston: Gulf Publishing Company. Revised Edition 1990.
Starfield B, Shi L. Policy relevant determinants of health: an international perspective. Health Policy. 2002;60(3):201-18. DOI: https://doi.org/10.1016/S0168-8510(01)00208-1
PACR Professional Standards p11, Institute of Conservation, London, 2008. Available at: http://www.icon.org.uk/index.php?option=com_content&view=article&id=5&Itemid=6
EURACT and Partners. Framework for Continuing Educational Development of Trainers in General Practice in Europe (CEDinGP). Leonardo da Vinci Project 2010. Cracow 2012.
Assessment of General Practitioners’ Performance in Daily Practice: The EURACT Performance Agenda of General Practice / Family Medicine. Stefan Wilm, Ed. Düsseldorf university press, Düsseldorf 2014. ISBN 978-3-943460-76-6.
Dreyfus, Stuart E.; Dreyfus, Hubert L. (February 1980). "A Five-Stage Model of the Mental Activities Involved in Directed Skill Acquisition". Washington, DC: Storming Media. Retrieved June 13, 2010. DOI: https://doi.org/10.21236/ADA084551
Miller GE. The assessment of clinical skills/competence/performance. Acad Med. 1990 Sep;65(9 Suppl):S63-7. DOI: https://doi.org/10.1097/00001888-199009000-00045
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem um manuscrito à RBMFC, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a RBMFC a publicar esse manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificar-se como veículo de sua publicação original.