A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC) é um periódico revisado por pares publicado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Os artigos são publicados de forma contínua ao longo do ano, e podem ser lidos e redistribuídos gratuitamente. Autores em potencial devem tomar conhecimento das políticas editorias da RBMFC, começando pelo foco e escopo do periódico e a política da seção pretendida, facilitando a adesão às diretrizes para autores.
História da RBMFC
A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (www.rbmfc.org.br) é um periódico científico editado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), sediada no município do Rio de Janeiro, que tem como foco e escopo a Medicina de Família e Comunidade (MFC) e sua interface com a Atenção Primária à Saúde (APS), que se operacionaliza no Brasil por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Sua missão é a veiculação de estudos que tenham como eixos temáticos a MFC e a APS. É uma publicação contínua, em versão on-line (ISSN 2179-7994), com divulgação eletrônica gratuita e de acesso livre de pesquisas e estudos relacionados à prática clínica, à formação profissional, à organização dos serviços, e às políticas públicas de saúde.
Nesse sentido, a RBMFC disponibiliza resultados de pesquisas originais, oferece espaço para debates, exposição de ideias e controvérsias sobre a Medicina de Família e Comunidade e a APS. Sua singularidade reside no fato de ser o único periódico científico brasileiro dedicado à área de Medicina de Família e Comunidade, com abrangência internacional, visto que tem difundido estudos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol.
A RBMFC teve sua primeira edição publicada no ano de 1987, porém, foi a partir da implantação do Programa Saúde da Família (em 1994) e do fortalecimento da APS brasileira que a SBMFC, em 2004, reativou a RBMFC e, desde então, vem mantendo e aprimorando este periódico. Neste processo de aprimoramento, a RBMFC se afiliou em 2008 à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e em 2011, à CrossRef, comprometendo-se em seguir padrões editoriais de acordo com critérios estabelecidos por órgãos reconhecidos internacionalmente, tais como o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e o Thomson Reuters Web of Knowledge.
Entre os critérios já adotados destacam-se: website em Inglês, Espanhol e Português; plataforma OJS para todo o fluxo editorial; Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas de acordo com a norma ISO 19005-1:2005 para composição final do PDF/; licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 3.0 (CC BY-NC 3.0 BR); normas com critérios mínimos para submissão de manuscritos; requisitos éticos para pesquisas com seres humanos de acordo com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP); e transparência das fontes de financiamento.
A partir de 2013, a RBMFC adotou a publicação de artigos apenas na versão online, ficando os mesmos disponíveis em formato PDF no site da revista. Além dos critérios mencionados, a RBMFC conta com corpo editorial com mestrado (obrigatório) e doutorado (desejável), bilíngue, e cobertura geográfica em território nacional e internacional.
Ex-Editores
Dr. Michael Schmidt Duncan (2014-2015)
Prof. Me. Armando Henrique Norman (2012-2014)
Prof. Dr. Marcelo M. Piva Demarzo (2010-2012)
Prof. Me. Leonardo Cançado Monteiro Savassi
Dr. Hamilton Lima Wagner
Prof. Dr. Carlos Eduardo Aguilera Campos
Prof. Dr. João Werner Falk
Prof. Dr. Gustavo Diniz Ferreira Gusso
Mais informações no editorial do volume 4, número 13 de 2008 - A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade de agosto de 2004 a julho de 2008: um olhar sobre a sua história.