Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. APRESENTAÇÃO E PREPARO DOS MANUSCRITOS

1.1. Formato: os textos devem ser formatados em arquivo DOC. O padrão de formatação exigido é Word for Windows – versão 6.0 ou superior, página padrão A4, fonte Arial (tamanho 11), espaçamento entre linhas 1,5 e numeração seqüencial em todas as páginas. Margem esquerda e superior 3cm e margem direita e inferior 2cm. Notas de rodapé não são permitidas. Os conceitos e opiniões expressos nos manuscritos, bem como a exatidão e a procedência das citações, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

IMPORTANTE:

  • Os arquivos DOC não devem conter nomes e instituição de nenhum dos autores do artigo. 
  • Durante o processo de submissão do manuscrito até a publicação do artigo, a identificação de autoria é informação restrita aos Editores da RBMFC, sendo incluída somente no campo de cadastro de metadados, durante a submissão eletrônica.

1.1.1 Originalidade: no sentido de fortalecer a originalidade científica dos artigos publicados na RBMFC é necessário que  os Artigos Originais explicitem quatro pontos obrigatórios na seção Discussão, organizados em subtópicos: (1) Resumo dos principais achados do estudo; (2) Fortalezas  e limitações do estudo; (3) Comparação com a literatura já existente; e (4) Implicações para a pesquisa na área e/ou para a prática dos profissionais. 


1.2 Apresentação (arquivo DOC)

1.2.1 Título: deve ser apresentado nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Os autores também devem fornecer um título resumido no idioma do artigo.  O título completo deve ser conciso e representar com precisão o conteúdo do artigo. Evitar títulos longos e com abreviaturas. Os títulos devem ser chamativos a fim de atrair o interesse dos leitores para facilitar a divulgação dos conteúdos publicados na RBMFC. 

1.2.2 Resumos: devem ser apresentados em Português, Inglês (Abstract) e Espanhol (Resumen), estruturados no formato “Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão" dependendo da seção. O limite de palavras pode variar de acordo com a seção de submissão. Devem ser evitadas abreviaturas nos resumos.

1.2.3 Palavras-chave: em Português, Inglês (keywords) e Espanhol (palabras clave): mínimo de 3 e máximo de 5 palavras-chave ou descritores do conteúdo do trabalho de acordo com o vocabulário estruturado e trilíngue DeCS – Descritores em Ciências da Saúde da BIREME (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde).

Observação: a versão final do título, resumo e das palavras-chave para os idiomas inglês e espanhol ficarão sob responsabilidade da própria Revista.

1.3 Texto principal: de acordo com a estrutura recomendada para cada seção da RBMFC. Observação: a designação completa à qual se refere uma abreviatura deve preceder a primeira ocorrência desta no texto, a menos que se trate de uma unidade de medida padrão.

1.3.1 Nomenclatura: devem ser observadas as regras de nomenclatura zoológica e botânica, assim como abreviaturas e convenções adotadas em disciplinas especializadas.

1.4 Ilustrações (tabelas, quadros, gráficos, e figuras) devem ser enviadas junto ao texto principal, conforme a ordem de aparecimento. Todo o material ilustrativo deve ser numerado consecutivamente em algarismos arábicos, com suas respectivas legendas e fontes, e a cada um deve ser atribuído um breve título. Todas as ilustrações devem ser citadas no texto sempre como figuras, exceto as tabelas, os  quadros e gráficos que têm indicações próprias. As fórmulas e equações devem ser descritas no texto. As ilustrações devem ser confeccionadas em programas digitais que permitam boas condições para editoração e reprodução. São consideradas ilustrações:

1.4.1 Tabelas (elementos demonstrativos como números, medidas, percentagens, etc.).

1.4.2 Quadros (elementos demonstrativos com informações textuais).

1.4.3 Gráficos (demonstração esquemática de um fato e suas variações).

1.4.4 Figuras (demonstração esquemática de informações por meio de mapas, diagramas, como também por meio de desenhos ou fotografias).

1.4.5 Fórmulas e Equações (expressões matemáticas ou químicas) devem ser apresentadas na sequência normal do texto, destacando-as para facilitar a leitura e compreensão. Por exemplo, no parágrafo as fórmulas e equações devem estar centralizadas e identificadas por algarismos arábicos consecutivos colocados entre parêntese na extrema direita da linha (Exemplo 2), enquanto que sua citação no texto deve ser indicada pela palavra seguida do número entre parênteses, conforme abaixo:

 Exemplo 1:

[...] conforme mostra a equação (1).

[...] conforme mostra a fórmula (2).

Exemplo 2:

HO2 + CS2N3 ® HO2 + CS2N     (1)

x2 + y2 + z2     (2)

1.5 Referências: é de responsabilidade dos autores citar as referências diretas das fontes originais de pesquisa, formatadas no estilo Vancouver e limitadas às citações no texto.

CLIQUE AQUI e acesse o Guia para as Normas do Estilo Vancouver

1.5.1 Utilizar o sistema numérico, no qual as referências devem seguir a mesma ordem numérica crescente e devem ser indicadas com algarismos sobrescritos e numeradas segundo a ordem de aparecimento no texto.

1.5.2 Identificar as referências tabelas e legendas, por meio de números arábicos sobrescritos após o texto - um pouco acima da linha do texto, após a pontuação. Exemplo:

  • Com base nos achados histológicos, os FHM foram divididos em cinco tipos histológicos.4 
  • Marcadores imunohistoquímicos para histiócitos e células derivadas do mesênquima, como a alfa-1 antitripsina, “têm se mostrado úteis na discriminação entre os FHM e as neoplasias de origem epitelial.”8 

As referências citadas somente em tabelas ou em legendas devem ser numeradas de acordo com a seqüência estabelecida pela primeira identificação no texto da tabela ou figura particular.

1.5.3 Informar as URLs (links ativos) para as referências online. Dar preferência para links persistentes como o DOI (Digital Object Identifier). CLIQUE AQUI para pesquisar o DOI das referências citadas.

1.5.4  Idiomas: a RBMFC aceita manuscritos em Português, Inglês ou Espanhol

 

2. ÉTICA EM PESQUISA

2.1 Princípios éticos: a pesquisa deve ter sido conduzida dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de ética em pesquisa e aprovada pela comissão de ética da instituição onde a pesquisa foi realizada.

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo CEP e pela Conep, quando necessário - possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas (quando concluídas). Pela Internet é possível a todos os envolvidos o acesso, por meio de um ambiente compartilhado, às informações em conjunto, diminuindo de forma significativa o tempo de trâmite dos projetos em todo o sistema CEP/CONEP.

2.2 Parecer CEP: todos os trabalhos que envolverem pesquisas com seres humanos deverão vir acompanhados da devida autorização do Comitê de Ética correspondente (parecer CEP aprovado), na forma de "documento suplementar" (item 04 da submissão eletrônica).

2.3 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido: casos clínicos devem submeter documento suplementar com Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelo paciente ou seu responsável legal autorizando a publicação do caso.

Acesse o MODELO TCLE sugerido pela RBMFC.

O Conselho Editorial da RBMFC se reserva o direito de solicitar informações adicionais sobre os procedimentos éticos executados na pesquisa.

2.4 Plagiarismo: significa copiar ou assinar uma obra - em partes ou totalmente reproduzida-  sem dar os devidos créditos ao autor original. Considerado crime de violação de direito autoral previsto no código penal brasileiro e na lei 9610. Para evitar plágio, sugerimos aos autores que estejam atentos às recomendações a seguir:

2.4.1 Paráfrase: coloque a ideia com suas próprias palavras. Certifique-se para não copiar literalmente mais de duas palavras em uma linha do texto. Caso utilize trechos maiores é necessário colocá-los entre aspas.

2.4.2 Citação: siga as diretrizes de formatação de documentos do estilo Vancouver. Envolve a adição dos nomes dos autores e a data da publicação ou informação similar. Não citar corretamente pode constituir plágio. Ao citar uma fonte, utilize a frase exatamente como aparece no texto original. Citações em bloco, ou seja, citações de 40 palavras ou mais, são desaconselhadas.

2.4.3 Citando citação: essa prática envolve a adição de um número de página ou um número de parágrafo, no caso de conteúdo web.

2.4.4 Auto citação: caso os autores utilizem ideias próprias, porém já publicadas anteriormente, devem se auto citar. Utilizar material já publicado sem referenciá-lo adequadamente denomina-se autoplágio.

IMPORTANTE:

  • Em caso de identificação de plágio no manuscrito, tanto por nossos avaliadores como pelos editores, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores informados na sequência.

2.5  A RBMFC publica somente artigos inéditos e que não estejam sob avaliação em nenhum outro periódico científico. Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea a outro periódico o artigo será desconsiderado pelos editores. 


3. CONFLITO DE INTERESSES

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes.

CLIQUE AQUI e acesse Modelo de Declaração de Conflito de Interesses.

 

4. FONTES DE FINANCIAMENTO 

4.1 Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do estudo. 
4.2 Fornecedores de materiais ou equipamentos, gratuitos ou com descontos, também devem ser descritos como fontes de financiamento, incluindo a origem (cidade, estado e país). 
4.3 No caso de estudos realizados sem recursos financeiros institucionais e/ou privados, os autores devem declarar que a pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

 

5. SUBMISSÃO ELETRÔNICA

A submissão de artigos para a RBMFC é feita eletronicamente apenas, e os textos deverão ser remetidos por meio da plataforma SEER, acessada em www.rbmfc.org.br. O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Durante o processo de submissão eletrônica, o autor correspondente deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1. Iniciar submissão

  • Selecionar a seção a que se destina o artigo de acordo com as Políticas de Seção da RBMFC;
  • selecionar o idioma do artigo;
  • ler e aceitar as Condições para submissão;
  • ler e aceitar a Declaração de Direito Autoral.

Passo 2. Transferência do manuscrito

  • Fazer upload do arquivo do manuscrito em formato DOC, DOCX ou ODT;
  • para garantir o anonimato dos autores, esse arquivo não deve conter nome de nenhum dado que possa revelar a identidade dos autores;
  • substituir palavras no texto, como nome de instituições, cidade, estado, país, local onde a pesquisa foi realizada, por XXXXXXXXXX e só devem ser reveladas pelo autor no manuscrito final após aprovação;
  • remover a identificação do autor das propriedades do documento.

Passo 3. Metadados da submissão (Indexação)

  • Selecionar o idioma do artigo para preencher o formulário; 
  • preencher todos os campos do formulário, inclusive os que não possuem asterísco (* Indica campo obrigatório) de acordo com a norma gramatical vigente. O uso de caixa alta somente para siglas;
  • o sistema apresenta os dados do autor correspondente e este deve inserir os demais autores clicando em "Incluir autor", localizado antes do campo "Título";
  • inserir nomes dos autores na ordem de publicação (no formato: somente iniciais maiúsculas). Exemplo: João Francisco da Silva;
  • informar o e-mail individual de cada autor;
  • informar ORCID. O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa (por exemplo: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097);
  • usar o campo URL para informar o Currículo Lattes;
  • informar afiliações institucionais (no formato: Instituição (SIGLA). Cidade, Estado). A afiliação do autor deve incluir somente local onde o autor trabalha atualmente ou a universidade onde a pesquisa foi realizada, se o autor for aluno da pós-graduação dessa universidade;
  • selecionar o País da instituição informada;
  • declarar eventuais conflitos de interesses dos autores 
  • informar um resumo da biografia (Ex.: departamento e área). Não é necessário incluir histórico de formação do autor.
  • o título completo deve ser chamativo, conciso e representar com precisão o conteúdo do artigo. Evitar títulos longos e com abreviaturas. 
  • resumo deve ser estruturado no formato “Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão" dependendo da seção. O limite de palavras pode variar de acordo com as Políticas de Seção. Devem ser evitadas abreviaturas.
  • inserir assunto e palavras-chave de acordo com Descritores em Ciências da Saúde da BIREME. Use a ferramenta MeSH on Demand para identificar termos que melhor descrevem seu texto.

Passo 4. Transferência de documentos suplementares

  • arquivo PDF do parecer aprovado do Comitê de Ética em Pesquisa para trabalhos que envolverem pesquisas com seres humanos;
  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para casos clínicos;
  • declaração de conflitos de interesses dos autores quando houver. 

Passo 5. Confirmação da submissão

  • Verifique se todos os documentos submetidos estão na lista e para finalizar clique em "Concluir submissão".
 

6. CRITÉRIOS DE AUTORIA

Devem ser especificadas quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo.  O reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos:

6.1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados;

6.2. Redação do manuscrito ou;

6.3 Revisão crítica relevante do conteúdo intelectual.

Essas três condições devem ser integralmente atendidas. No Passo 1 da submissão eletrônica de artigos, os autores deverão concordar com a responsabilidade de autoria, marcando a primeira caixa de seleção das Condições para Submissão.

6.4 Autores: devem ter participado na elaboração dos artigos de modo que possam assumir publicamente a responsabilidade pelo seu conteúdo. A qualificação como autor deve pressupor: a) concepção e o delineamento ou a análise e interpretação dos dados, b) redação do artigo ou a sua revisão crítica, e c) aprovação da versão a ser publicada.

6.5 Após a aprovação do artigo, e antes da publicação final, todos os autores deverão especificar suas contribuições individuais na elaboração do artigo, enviando para o e-mail rbmfc@sbmfc.org.br “declaração de autoria e de responsabilidade”, em formato PDF, com as assinaturas digitalizadas.

6.5.1 Modelo de Declaração de Autoria e Responsabilidade

 

7. AGRADECIMENTOS

Quando existirem agradecimentos a colaborador(es) que não se enquadra(m) na condição de autor(es), estes deverão compor um texto num arquivo DOC a parte, que deverá ser transferido na forma de "documento suplementar" (item 04 da submissão eletrônica). Os autores são responsáveis pela obtenção de autorização escrita das pessoas nomeadas nos agradecimentos.

 

8. ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO MANUSCRITO

8.1 O autor poderá acompanhar o fluxo editorial do artigo pela plataforma SEER. As decisões sobre o artigo serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas na plataforma SEER. 
8.2 O contato com a Secretaria Editorial da RBMFC deverá ser feito através da plataforma SEER ou pelo e-mail rbmfc@sbmfc.org.br

 

9. DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS ADICIONAIS

 

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - SBMFC

Rua Evaristo da Veiga, 16 sala 401

Centro – Rio de Janeiro – RJ - Brasil
CEP: 20031-040

Endereço eletrônico: rbmfc@sbmfc.org.br

 

Editores

Prof. Dr. Gustavo Diniz Ferreira Gusso, Universidade de São Paulo (USP), Brasil. 
 
Prof. Dr. Paulo Poli Neto, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil. 
 
Prof. Dr. Thiago Dias Sarti, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES, Brasil


Secretária Executiva

Marli Machado de Souza

marli@lepidus.com.br

Bibliotecária CRB-14/785


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Declaro que participei de forma significativa na construção e formação deste estudo ou da análise e interpretação dos dados, como também na redação deste texto, tendo, enquanto autor, responsabilidade pública pelo conteúdo deste. Declaro que nem o presente trabalho nem outro com conteúdo semelhante de minha autoria foi publicado ou submetido à apreciação do Conselho Editorial de outra publicação.
  2. O arquivo do manuscrito está em formato doc tamanho A4 – formato de letra Fonte Arial, tamanho 11, espaçamento entre linhas 1,5 e numeração seqüencial em todas as páginas no canto inferior direito. Margem esquerda/superior 3cm e direita/inferior 2cm.
  3. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    O arquivo DOC não contém nome e instituição de nenhum dos autores do artigo e nem nas propriedades do arquivo:

    • palavras como nome de instituições, cidade, estado, país, local onde a pesquisa foi realizada foram substituídas por XXXXXXXXXX e só serão reveladas pelo autor no manuscrito final após aprovação;
    • a identificação do autor foi retirada das propriedades do documento.
  4. Cópia do parecer do CEP. Os trabalhos que envolverem pesquisas com seres humanos estão acompanhados da devida autorização do Comitê de Ética correspondente, na forma de "documento suplementar" (item 04 da submissão eletrônica). Número de aprovação pelo CEP no método.
  5. URLs (links) para as referências foram informadas quando possível.

    Inseri os links DOI quando possível. Pesquisar em:

    http://www.crossref.org/SimpleTextQuery/

  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 

Licença Creative Commons


RBMFC está sob licença Creative Commons

Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.


 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia