Editorial

Autores

  • Maria Inez Padula Anderson Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc1(2)141

Resumo

Mudar, no âmbito individual, comportamentos e atitudes constitui um processo complexo. Envolve disponibilidade interior, reflexão, motivação genuína e clareza de propósitos. Todos essas condições, em conjunto, poderão formar um ambiente facilitador para iniciar o caminho da transformação. Colocado no âmbito de uma nação, o processo de mudança é ainda mais complexo. Não envolve apenas um, mas milhões de atores, cada um com sua crença, seu olhar, com sua possibilidade de compreensão e capacidade de intervenção.

No campo das mudanças sociais, adiciona-se a essa equação, a diversidade de interesses e de necessidades e, ainda (num país capitalista como o nosso), o poder dos grandes capitais. Papel insubstituível do governo nesse jogo de forças, é representar a população e fazer valer seus interesses.

Passados 16 anos da implantação do Sistema Único de Saúde e 10 anos da Estratégia da Saúde da Família, o povo brasileiro ainda não consegue ver atendidas - com qualidade, eficácia, eficiência e efetividade suas necessidades de saúde, seja no nível primário, no secundário ou terciário.

As iniciativas muitas - parecem não ser suficientes para tornar o sistema mais justo e equânime. A saúde enquanto direito do cidadão e dever do estado, bem como o sonho de um SUS para todos os brasileiros, parecem cada vez mais distantes, à medida que aumenta, progressivamente. O percentual da população (hoje, cerca de 30%) que se vê obrigada a pagar um plano de saúde para ter assegurada sua assistência. Os 70% restantes, parcela que permanece exclusivamente no SUS, o faz pela impossibilidade de arcar com os custos (extraordinários) das mensalidades dos planos de saúde. Insatisfação tem sido a tônica, seja no nível público ou privado.

O que fazer? Onde está o caminho que nos levará, mais uma vez, a acalentar esperança?

Há mais de 30 anos, sabemos que o ponto estratégico está na Atenção Primária à Saúde -APS. Nível do sistema com maior poder para cuidar da saúde, com qualidade e resolutividade, do maior número de pessoas, e com a melhor razão custo-benefício. Obviamente, nenhum sistema de saúde pode prescindir dos outros níveis de atenção. Mas, repousa na APS, desde que bem feita, bem planejada e implementada com toda a infraestrutura necessária, a maior possibilidade de retorno dos investimentos.

Mas, o que afinal entendemos por APS? Qual a compreensão dos governos, da população, dos médicos e suas sociedades; das instituições de saúde, das universidades; das organizações sociais? Quando nos referimos a APS, focamos o mesmo objeto'? Falamos de uma atenção básica, de uma atenção simplificada para doenças simples? De uma prática que deve ser voltada para os pobres e marginalizados sociais? De uma forma econômica e rápida de aumentar a cobertura assistencial?

Reconhecemos verdadeiramente todos seus princípios? Sua complexidade? Sabemos de suas exigências? Da infraestrutura necessária? Dos profissionais adequados?

Desde a emergência do paradigma cartesiano e da medicina anátomo-clínica, a medicina centrada na doença e na tecnologia armada tem servido de critério para definir o grau de complexidade e hierarquização das ações e dos níveis dos sistemas de saúde. Esta forma de conceber a medicina, fomentada há cerca de 200 anos entranhou-se na cultura, condicionando valores, gerando conceitos e pré-conceitos.

No processo de constituição de novos referenciais, na fase de transição de paradigmas, talvez um dos maiores erros que podemos cometer é separar o pensar e o agir, o saber e a prática, é querer implementar o novo com velhos conceitos. Um processo de mudança nos está sendo exigido. Mudar, não somente a forma de pensar mas, concomitantemente, a forma de agir em sintonia com o novo paradigma.

O exercício da APS requer, portanto, outros referenciais quanto à complexidade das ações de saúde, remetendo à noção de complementaridade - e não de hierarquia - dos níveis de atenção. Referenciais que devem ser coerentes com uma visão ampliada da saúde, com bases científicas mais contemporâneas do processo-saúde adoecimento, e que levem em conta as habilidades e competências necessárias para este nível de atenção.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade compreende, dentre os seus objetivos, estimular a reflexão sobre as questões que envolvem a APS, reafirmar seus valores e evidenciar suas necessidades, de modo a colaborar para a sua implementação definitiva em nosso país, em bases sólidas e de qualidade. A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade é um instrumento que, desde sempre, será utilizado com essa finalidade.

Presidente

Maria Inez Padula Anderson

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Inez Padula Anderson, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, é especialista em Medicina de Família e Comunidade. Possui título de Mestrado (1997) e Doutorado (2002) em Saúde Coletiva pelo Insitituto de Medicina Social / UERJ. É médica e professora adjunta do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da Faculdade de Ciências Médicas / UERJ do qual, atualmente, está à frente da chefia. Foi Presidente (2004/008) da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Atua nos seguintes temas: Abordagem Centrada na Pessoa, Conceitos e Práticas em Medicina Biopsicosocial, Medicina Ambulatorial, Ensino e Formação Médica, Abordagem Familiar e Comunitária, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde. Integra a equipe do Pólo de TeleSaúde em Apoio à Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio de Janeiro e do Pró-Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Representa a Faculdade de Ciências Médicas na institucionalização do Projeto UNASUS, na UERJ.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Downloads

Publicado

2004-11-17

Como Citar

1.
Anderson MIP. Editorial. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2004 [citado 18º de abril de 2024];1(2):1. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/141

Edição

Seção

Editorial

Plaudit