Integralidade da atuação do PSF nos diferentes níveis de atenção à saúde

Autores

  • Isabela Corrêa Vogel Koury
  • Maria Cristina Ezequiel
  • Carlos Gazanego

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc1(3)15

Palavras-chave:

Comunidade Estrada da Saudade, Petrópolis, Rio de Janeiro, RJ, Pronto Atendimento, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Este relato de caso é referente ao resumo do atendimento de um paciente com história de .dor nos membros inferiores. que teve, inicialmente,o diagnóstico de artrose feito em um serviço de Pronto Atendimento. A posteriori, foi avaliado na Unidade de Saúde da Família e em conjunto com a Secretaria de Saúde local e Centro de Referência em outro Município, onde foi estabelecido o diagnóstico conclusivo de insuficiência arterial aguda e aneurisma de aorta abdominal. A trajetória do paciente até o estabelecimento do diagnóstico e do enca- minhamento para as intervenções apropriadas e oportunas demonstra a importância do atendimento com base nos princípios do vínculo, da continuidade, da integralidade, com a retaguarda de um sistema de referência e contra-referência estruturado. Os serviços de saúde precisam estar organizados em níveis de complexidade crescente, com tecnologia adequada para cada nível, potencializando a resolução. A Atenção Priméria à Saúde guarda relação de intercomplementa- ridade com outros níveis de atenção em saúde, não sendo, portanto, independente. Quando se busca orientar a organização dos serviços de saúde pelos princípios da integralidade, o que se procura é ampliar a percepção das necessidades dos grupos e questionar-se sobre as melhores formas de dar respostas a estas necessidades. Assim, a Saúde da Família deve trabalhar em estreita relação com outros níveis de atenção à saúde para que possa enfrentar os problemas adequadamente.

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Publicado

2005-11-17

Como Citar

1.
Koury ICV, Ezequiel MC, Gazanego C. Integralidade da atuação do PSF nos diferentes níveis de atenção à saúde. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2005 [citado 26º de setembro de 2021];1(3):92-4. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/15

Edição

Seção

Relatos de Experiência