O Currículo de Competências do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Autores

  • Lucas Bastos Marcondes Machado Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-2934-9444
  • Carla Cristina Marques Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Livia Rodrigues Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Stephan Sperling Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Nathalia Cardoso Machado Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Gustavo Diniz Ferreira Gusso Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • José Benedito Ramos Valladão Jr. Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc13(40)1602

Palavras-chave:

Educação Baseada em Competências, Internato e Residência, Medicina de Família e Comunidade

Resumo

 

Objetivo: Apresentar os passos adotados para a construção de um currículo de competências dentro do programa de residência em medicina de família da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; descrever características e diretrizes fundamentais do currículo de competências relacionadas aos seus três atributos centrais: ferramentas de aprendizado, metodologias docentes e processos avaliativos; e, por fim, descrever comparações do uso de instrumentos de avaliação pelo nosso programa de residência e outras experiências na literatura. Métodos: Levantamento e análise das principais experiências internacionais em treinamento de médicos de família; realização de uma série de oficinas e workshops; criação de grupos de trabalho com áreas, temas e responsabilidades específicas para estudo, apresentação e definição coletiva. Resultados: Elaboração de um currículo de competências apoiado em um modelo quintidimensional de competências. Conclusão: O estabelecimento de um currículo baseado em competências é vital para organizar o programa de residência. O uso de referenciais internacionais, nacionais e a contribuição das pessoas envolvidas no programa de residência favorecem a organização das competências ao mesmo tempo em que se respeitam as singularidades do programa de residência. Desafios são encontrados para aplicar o currículo na prática do dia-a-dia.

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Biografia do Autor

Lucas Bastos Marcondes Machado, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2014

Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2017

Preceptoria médica na residência de Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2017 - atual

Carla Cristina Marques, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2016 -atual

Livia Rodrigues, Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - 2016 -atual

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-133633

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Publicado

2018-04-04

Como Citar

1.
Machado LBM, Marques CC, Rodrigues L, Sperling S, Machado NC, Gusso GDF, Valladão Jr. JBR. O Currículo de Competências do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 4º de abril de 2018 [citado 22º de dezembro de 2024];13(40):1-16. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1602

Edição

Seção

Especial Residência Médica

Plaudit