Considerações atuais sobre gravidez na adolescência

Autores

  • Camila Cristina Manfré
  • Sara Gomes de Queiróz
  • Ângelo do Carmo Silva Matthes

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc5(17)205

Palavras-chave:

Gravidez na Adolescência, Educação em Saúde, Anticoncepção, Adolescência

Resumo

A gravidez na adolescência vem adquirindo proporções significativas. Estima-se que de 20 a 25% do total de gestantes no Brasil sejam adolescentes, ou seja, em média, há uma adolescente entre cada cinco mulheres grávidas. O presente trabalho buscou, por meio de uma análise da literatura atual, levantar os principais aspectos que envolvem a gravidez na adolescência, bem como suas consequências na vida da adolescente, de seu filho e no meio social em que vive. Foi possível concluir que a atuação dos profissionais de saúde, pais e educadores mostra-se fundamental na construção do conhecimento sobre sexualidade dos adolescentes. A aplicação desse conhecimento é uma forma de prevenir a gravidez na adolescência, evitando que o futuro da adolescente e do seu filho seja comprometido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Cristina Manfré

Graduanda do 5º ano do Curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Sara Gomes de Queiróz

Graduanda do 5º ano do Curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Ângelo do Carmo Silva Matthes

Docente da disciplina de Tocoginecologia do Curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto (SP), Brasil.

Downloads

Publicado

2010-03-25

Como Citar

1.
Manfré CC, Queiróz SG de, Matthes Ângelo do CS. Considerações atuais sobre gravidez na adolescência. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 25º de março de 2010 [citado 11º de agosto de 2022];5(17):48-54. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/205

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa