Diagnóstico dos problemas que interferem nas ações do PSF do município de Araruama: sugerindo o empowerment como teoria organizacional

Autores

  • Simone Grativol Marchon
  • Zeilma da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc4(13)213

Palavras-chave:

Saúde da Família, Sistema Único de Saúde, Gestão em Saúde, Empoderamento

Resumo

Na atual conjuntura política de saúde brasileira, o PSF tem desempenhado papel importante para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Considerando esta concepção, observa-se que as políticas de saúde se materializam nos serviços, mediante as ações de seus atores sociais e suas práticas cotidianas, buscando refletir sobre as práticas diárias em saúde, no contexto do Programa Saúde da Família (PSF). Este estudo buscou identificar as principais barreiras sociodemográficas, infra-estrutura e comportamentais, apontadas pelos profissionais de saúde do PSF do município de Araruama. De acordo com os resultados, foi sugerido o empowerment como teoria organizacional de gestão. O conceito de empowerment utilizado sugere a mudança da mentalidade tradicional de comando e controle para a criação de um ambiente apoiador, onde as pessoas possam crescer e dar o melhor de si, em benefício da organização. Estudo epidemiológico descritivo, com aplicação de entrevista semi-estruturada para obter informações sobre as principais barreiras no desempenho das funções e conhecer as possíveis associações existentes entre estes fatores. Participaram do estudo 82 profissionais de saúde das oito equipes do PSF Araruama. Os resultados dos fatores sociodemográficos indicaram que 50% atuam no programa por mais de cinco anos e relataram desgaste na atividade por diversos motivos: longa permanência no mesmo local de trabalho; repetição das mesmas vivências; relações conflituosas entre os profissionais da equipe; falta de motivação; falta de resolubilidade dos problemas da comunidade e renda mensal insatisfatória. Quanto aos resultados relacionados à infra-estrutura, 77% consideraram suas atividades profissionais desgastantes devido às condições de trabalho. Os fatores comportamentais indicaram como principal barreira à relação entre as equipes, entre estes, a falta de consenso entre os profissionais, as divergências e o poder do médico ou enfermeiro, reduzindo o comprometimento e o diálogo entre eles e a comunidade. O empowerment estimula o mecanismo de escuta e interação permanente entre gestores e profissionais de saúde e a comunidade, de forma que suas opiniões e percepções sejam valorizadas nos processos de mudança. A falta de estímulo, conflitos e falta de comprometimento entre os membros da equipe podem ser minimizados pela utilização das dimensões individuais, organizacionais e comunitárias do empowerment, criando novas estratégias de ações por meio do processo contínuo de relacionamento entre os membros da equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Grativol Marchon

Mestre em Saúde da Família, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.

Zeilma da Cunha

Doctor in Education, Columbia University, New York, N.Y, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2008-11-17

Como Citar

1.
Marchon SG, Cunha Z da. Diagnóstico dos problemas que interferem nas ações do PSF do município de Araruama: sugerindo o empowerment como teoria organizacional. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2008 [citado 29º de março de 2024];4(13):40-5. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/213

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit