Estratégias de enfrentamento e promoção da saúde através da integração ensino-serviço no contexto da pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2526

Palavras-chave:

Infecção pelo Coronavírus, Promoção da Saúde, Educação em Saúde.

Resumo

Na atual situação relacionada ao 2019-nCoV β-coronavirus, as Autoridades de Saúde Nacionais determinaram a elaboração de planos de contingência (PC) que minimizem o contágio e permitam o funcionamento das atividades essenciais. O PC apresentado define um conjunto de orientações que permitem a adequação da resposta de uma universidade pública do Nordeste do Brasil vinculada ao Programa Mais Médicos para o Brasil. Estudo descritivo e qualitativo, tipo comment, da análise dos dados do PC para a definição de estratégias para o enfrentamento de emergências de saúde pública. O PC consiste em dez medidas que incluem assistência via aplicativos/redes sociais; monitoramento dos médicos que estão em risco; triagem de casos suspeitos/confirmados; produção de guias/protocolos; 24 horas de assistência técnica e psicológica para os médicos trabalhando na assistência primária à saúde e fornecimento de cursos online. A metodologia proposta oportuniza modelos diferentes daqueles trivialmente apresentados na academia e é essencial para promover a educação em saúde.

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Biografia do Autor

Sarah Cavalcante Brandão, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri

Médica pela Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora em Educação Médica, Obesidade, Diabetes e Saúde Pública

Sandra Barreto Fernandes da Silva, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri

Anestesiologista com experiência em "Dor". Professora associada da Universidade Federal do Cariri. Tutora  no Programa Mais Médicos para Brasil e possui experiência em Educação Médica, com ênfase em Extensão, Promoção da Saúde e Saúde Pública.

Emmanuela Quental Callou de Sá, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri

Endocrinologista com doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. É professora associada da Universidade Federal do Cariri. Médica Tutora do “Programa Mais Médicos para o Brasil” e possui experiência em Educação Médica com ênfase em Extensão, Promoção da Saúde e Saúde Pública.

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Publicado

2020-07-17

Como Citar

1.
Gonçalves Júnior J, Brandão SC, Silva SBF da, Sá EQC de. Estratégias de enfrentamento e promoção da saúde através da integração ensino-serviço no contexto da pandemia de COVID-19. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de julho de 2020 [citado 17º de novembro de 2024];15(42):2526. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2526

Edição

Seção

Perspectivas

Plaudit