Estratégias de enfrentamento e promoção da saúde através da integração ensino-serviço no contexto da pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2526Palavras-chave:
Infecção pelo Coronavírus, Promoção da Saúde, Educação em Saúde.Resumo
Na atual situação relacionada ao 2019-nCoV β-coronavirus, as Autoridades de Saúde Nacionais determinaram a elaboração de planos de contingência (PC) que minimizem o contágio e permitam o funcionamento das atividades essenciais. O PC apresentado define um conjunto de orientações que permitem a adequação da resposta de uma universidade pública do Nordeste do Brasil vinculada ao Programa Mais Médicos para o Brasil. Estudo descritivo e qualitativo, tipo comment, da análise dos dados do PC para a definição de estratégias para o enfrentamento de emergências de saúde pública. O PC consiste em dez medidas que incluem assistência via aplicativos/redes sociais; monitoramento dos médicos que estão em risco; triagem de casos suspeitos/confirmados; produção de guias/protocolos; 24 horas de assistência técnica e psicológica para os médicos trabalhando na assistência primária à saúde e fornecimento de cursos online. A metodologia proposta oportuniza modelos diferentes daqueles trivialmente apresentados na academia e é essencial para promover a educação em saúde.
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