Formação médica no contexto da atenção primária rural no Chile

contrastes com experiências em espaços hospitalares e urbanos

Autores

  • Karen Pesse-Sorensen Universidad de Chile, Facultad de Medicina, Escuela de Salud Pública Salvador Allende G. – Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0002-6193-2640
  • Soledad Burgos de la Vega Universidad de Chile, Facultad de Medicina, Escuela de Salud Pública Salvador Allende G. – Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0001-9091-2588
  • Sophie Esnouf Mannion Universidad de Chile, Facultad de Medicina, Escuela de Salud Pública Salvador Allende G. – Santiago, Chile. https://orcid.org/0000-0003-4002-0826

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc17(44)3072

Palavras-chave:

Educação médica, População rural, Atenção primária à saúde.

Resumo

Introdução: O internato é uma fase fundamental da formação médica. No contexto rural, promove o uso racional de recursos e o contato dos alunos com realidades diversas, que contrastan com sua experiência nos espaços clínicos urbanos. Objetivo: Caracterizar as percepções de estudantes de Medicina em relação à contribuição do internato rural em sua formação profissional de saúde. Métodos: Pesquisa qualitativa baseada em 15 entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2016 com estudantes de Medicina da Sede Norte da Universidade do Chile que estavam no último ano de seus cursos. Foi realizada uma análise narrativa do conteúdo das entrevistas. Resultados: Identificaram-se três áreas nas quais os alunos atribuem importância ao internato rural para sua formação profissional: (1) na dimensão pessoal, no reforço das competências clínicas, na autonomia e no papel social como médico. Eles também visualizam seu trabalho futuro e identificam outras formas de vida e suas necessidades pessoais; (2) em relação aos pacientes e familiares, destacam-se o valor da relação médico-paciente e o reconhecimento dos determinantes sociais; (3) na dimensão comunitária, eles mencionam a maior valorização da organização comunitária e dos vínculos entre o paciente e seu ambiente e motivações atribuíveis à função médica e não ao contexto rural. Conclusões: A vivência do internato rural contribui para a formação pessoal e para a relação médico-paciente-família-comunidade, revelando uma visão crítica da prática medica e do sistema de saúde.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

1.
Pesse-Sorensen K, Burgos de la Vega S, Esnouf Mannion S. Formação médica no contexto da atenção primária rural no Chile: contrastes com experiências em espaços hospitalares e urbanos. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 30º de abril de 2022 [citado 21º de dezembro de 2024];17(44):3072. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3072

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