Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UERJ: uma perspectiva histórica

  • Ricardo Donato Rodrigues State University of Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, Brazil.
Palavras-chave: Medicina de Família e Comunidade, Residência Médica, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ é um dos pioneiros desta especialidade no Brasil . foi criado, junto com dois outros, em 1976. Este artigo apresenta o cenário político da época, inclusive quanto às dificuldades para implantar um programa centrado em uma perspectiva inovadora no campo da saúde. Apresenta, de forma sucinta, o marco teórico-conceitual e os eixos de estruturação do PRMFC da UERJ, contrapostos a uma concepção simplista sobre Atenção Primária à Saúde (APS) e formação profissional nesta área que ainda predomina em alguns círculos, realçando que concepções simplistas não fazem justiça à complexidade das questões de saúde que se apresentam neste nível de atenção. Ressalta que, para promover saúde, prevenir a ocorrência de doenças evitáveis de complicações precoces de doenças instaladas que carregam o risco de comprometer a autonomia, provocar invalidez ou morte prematura, é necessário desenvolver competências específicas, razão de ser de um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade e da própria especialidade. Por fim, discorre sobre os campos de prática e aponta perspectivas, sem deixar de assinalar dificuldades institucionais, em especial aquelas relativas aos cenários de treinamento, ressaltando, entretanto, que o programa Saúde na Vila . implantado no entorno do complexo docenteassistencial da UERJ . tem constituído uma alternativa alentadora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Donato Rodrigues, State University of Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, Brazil.

Doctor, Doctor of Public Health, Adjunct Professor, Department of Integrative Medicine, Family and Community School of Medical Sciences, State University of Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil.

Publicado
2007-11-17
Como Citar
Rodrigues, R. D. (2007). Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da UERJ: uma perspectiva histórica. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 3(11), 149-156. https://doi.org/10.5712/rbmfc3(11)333
Seção
Artigos de Pesquisa