O Programa Integrador: uma experiência na formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc3(10)356Palavras-chave:
formação médica, integração ensino-serviço, atenção primária à saúde.Resumo
O Programa Integrador (PI), eixo pedagógico estruturante da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, busca inserir o aluno precocemente na realidade através das ações em áreas de atuação das unidades básicas de saúde, numa parceria ensino-serviço, trabalho realizado em grupos multiprofissionais e que é desenvolvido do segundo até o sexto período de cada curso. O desenvolvimento desta ação acontece de forma progressiva começando com o levantamento do território, das famílias, fazendo um diagnóstico de saúde que serve de base para o planejamento das ações executadas no último período. Este texto é relato de uma aluna que, vivendo nesse cotidiano pôde perceber a importância desse processo na formação profissional, e essa prática permitiu vencer algumas ansiedades sentidas no primeiro contato com o paciente, bem como modificar o olhar, geralmente focado na doença para um mais abrangente que pensa e trabalha em prol da saúde. A descrição dessa experiência pretende contribuir para que outras instituições possam se beneficiar transformando suas práticas em parcerias exitosas como a nossaDownloads
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