Avaliação de letramento de risco em estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc18(45)3802

Palavras-chave:

Educação médica, Valor preditivo dos testes, Programas de rastreamento, Risco, Medidas de associação, exposição, risco ou desfecho

Resumo

Introdução: Para o processo de decisão compartilhada é essencial que profissionais da saúde interpretem dados estatísticos das melhores evidências disponíveis para que essas informações possam ser comunicadas para seus pacientes. Nesse contexto, o letramento de risco é a capacidade de avaliar riscos e benefícios de determinada ação. Apesar da importância dessa habilidade, estudos têm mostrado que muitos profissionais e estudantes possuem dificuldade na compreensão de conceitos estatísticos e de probabilidade e, dessa forma, baixo letramento de risco. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar o letramento de risco em estudantes de medicina e como isso impacta a capacidade de resolver um problema de cálculo de valor preditivo positivo de um exame de rastreamento. Métodos: Foram convidados estudantes do 4º, 5º e 6º anos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para responder a um questionário composto pelo Berlin Numeracy Test (BNT), instrumento validado para a mensuração de numeracia, e um problema clínico sobre cálculo de valor preditivo positivo (VPP) em rastreamento de câncer de mama com mamografia. Avaliar qual o grau de letramento de risco em estudantes de medicina e verificar se existe associação entre o número de acertos no BNT e a capacidade de resolução do cenário clínico sobre VPP. Resultados: Obtivemos 97 respostas, em que 19 (19,52%) participantes acertaram 3 das 4 questões do BNT, e 61 (62,89%) acertaram todas as questões. Já na pergunta sobre VPP do rastreamento de câncer de mama houve 43 respostas corretas (44,33%). A média de pontuação no BNT da amostra de participantes foi de 3,41. Entre os estudantes que acertaram o cálculo do VPP, a média foi 3,67 e, entre os que erraram, foi de 3,21. Conclusões: Apesar da numeracia alta medida pelo BNT, os estudantes apresentam baixa taxa de acerto no caso clínico. Este estudo reforça os achados prévios de que o letramento de risco é uma habilidade difícil de ser aprendida, mesmo em pessoas com alta numeracia. Entretanto, o baixo número de respostas dificulta a interpretação mais precisa dos resultados.

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Biografia do Autor

Fabio Yuji Furukawa, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Preceptor do internato em Atenção Primária à Saúde da Universidade de São Paulo

Itamar Santos, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Docente da Universidade de São Paulo

Gustavo Diniz Ferreira Gusso, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.

Docente da Universidade de São Paulo

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

1.
Moreira LM, Furukawa FY, Santos I, Gusso GDF. Avaliação de letramento de risco em estudantes de medicina. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 5º de dezembro de 2023 [citado 3º de julho de 2024];18(45):3802. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3802

Edição

Seção

Especial Residência Médica

Plaudit