Qualidade em serviços públicos: os desafios da Atenção Primária

Autores

  • Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc7(23)392

Palavras-chave:

Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Gestão da Qualidade, Cultura Organizacional, Avaliação

Resumo

O Ministério da Saúde brasileiro sinalizou uma política de avaliação da qualidade da Atenção Primária através da portaria 1.654, de 19/07/2011. Toda mudança organizacional interfere na cultura de qualquer instituição, especialmente quando esta mudança está direcionada para o tema da qualidade. Ela envolve processos, meios internos e pessoas, e não pode ser artificialmente produzida pela força da caneta. No setor saúde, a gestão baseada na qualidade envolve mudanças de foco de atuação e de tecnologias, apoiadas no resgate da relação profissional-paciente, na forma de remuneração de médicos e equipes, na qualificação e capacitação dos profissionais, na qualificação da própria gestão e na participação ativa dos profissionais da saúde na pactuação destas metas e parâmetros de qualidade. Outros instrumentos de avaliação da qualidade já foram implantados no âmbito da Atenção Primária no subsistema público de saúde, e seu seguimento foi interrompido. Qualificar a Atenção Primária passa não apenas pela avaliação, mas pela seleção de profissionais capacitados, qualificação da prestação de serviços, monitorização de resultados e  valorização dos profissionais de saúde envolvidos com a nova cultura.

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Biografia do Autor

Leonardo Cançado Monteiro Savassi, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Docente da Universidade Federal de Ouro Preto; Médico Pediatra da Unimed Betim/MG;

============================================/====================================== Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade pelo MEC/ SBMFC; Título de Especialista em Pediatria pelo MEC/ Hospital Belo Horizonte; Especialização em Saúde da Família pelo MEC/UFMG/ESPMG; Mestre em Ciências da Saúde (Medicina II), área de concentração Saúde Coletiva, sub-área: Educação em Saúde do CPqRR/FIOCRUZ-MInas. Doutorando da mesma área e instituição ==============================================/====================================== Ex-presidente (2005-2007) da Associação Mineira de MFC. Diretor de Publicações (2008-2010) da Sociedade Brasileira de MFC. Presidente da Associação Médica de Betim 2009-2011. Editor da RBMFC 2009-2010. ==============================================/====================================== Membro do GRUPO DE PESQUISA EM HANSENÍASE da FHEMIG.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3650989593840814

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Publicado

2012-04-16

Como Citar

1.
Savassi LCM. Qualidade em serviços públicos: os desafios da Atenção Primária. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 16º de abril de 2012 [citado 21º de novembro de 2024];7(23):69-74. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/392

Edição

Seção

DEBATE

Plaudit