Você está pensando, refletindo, analisando o que você vê e o que você faz o tempo todo
percepção de residentes de Medicina de Família e Comunidade sobre vídeo feedback
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)3928Palavras-chave:
Comunicação em Saúde, Educação de pós-graduação em medicina, Relações médico-paciente.Resumo
Introdução: A comunicação é reconhecida como uma habilidade central por vários órgãos reguladores internacionais da educação médica. O ensino específico de habilidades de comunicação é fundamental para melhorar a comunicação dos médicos. As técnicas experienciais mostraram superioridade em comparação com os modelos tradicionais. A utilização de consultas reais ajuda os estudantes a visualizar melhor as suas competências de entrevista e a refletir sobre elas. Com os avanços da tecnologia, o uso de consultas médicas gravadas em vídeo tornou-se a abordagem padrão para o ensino da comunicação. No entanto, a eficácia dessa técnica depende do envolvimento ativo dos estudantes. As suas contribuições e comentários dos pares sobre a consulta gravada são essenciais para a aprendizagem. Contudo, a perspectiva do estudante sobre a utilidade dessa abordagem educativa recebeu pouca atenção. Objetivos: Compreender a percepção da aprendizagem dos residentes de medicina de família e comunidade resultante da atividade de vídeo feedback na sua formação profissional. Métodos: Estudo exploratório, qualitativo, realizado com residentes do primeiro ano de medicina de família e comunidade de um programa de residência estabelecido em São Paulo, Brasil. Os participantes foram entrevistados após as sessões educativas, que foram analisadas por meio de análise temática reflexiva. Resultados: A autopercepção de sua prática, o aprendizado de habilidades de comunicação e os ganhos afetivos foram identificados pelos participantes como pontos de aprendizado derivados da atividade de vídeo feedback. Além disso, sobre o aprendizado de habilidades específicas de comunicação, eles mencionaram comunicação não-verbal e verbal, conexões entre teoria e prática, estrutura de consulta e oportunidades para cristalizar conhecimentos. Os ganhos afetivos incluíram sentir-se parte de um grupo, melhora da autoestima, superação de inseguranças, percepção de consultas mais efetivas, reforço do gosto pelo trabalho e reconhecer a necessidade de mais aprendizado. Conclusões: Os ganhos de aprendizagem identificados em nosso estudo levaram a uma experiência de humanidade compartilhada, que permite aos participantes serem mais efetivos técnica e afetivamente com seus pacientes. Além disso, identificamos que a atividade educativa de vídeo feedback pode ser utilizada para outros possíveis fins educacionais além do ensino da comunicação.
Downloads
Métricas
Referências
Vogel D, Meyer M, Harendza S. Verbal and non-verbal communication skills including empathy during history taking of undergraduate medical students. BMC Med Educ 2018;18(1):1-7. https://doi.org/10.1186/s12909-018-1260-9 DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-018-1260-9
Delbridge EJ, Wilson T, McGregor JD, Ankerman JS. Interdisciplinary video review: Assessing milestones and providing feedback. Int J Psychiatry Med 2019;54(4-5):266-74. https://doi.org/10.1177/0091217419870002 DOI: https://doi.org/10.1177/0091217419870002
Eeckhout T, Gerits M, Bouquillon D, Schoenmakers B. Video training with peer feedback in real-time consultation: Acceptability and feasibility in a general-practice setting. Postgrad Med J 2016;92(1090):431-5. https://doi.org/10.1136/postgradmedj-2015-133633 DOI: https://doi.org/10.1136/postgradmedj-2015-133633
Gask L, Goldberg D, Lesser AL, Millar T. Improving the psychiatric skills of the general practice trainee: an evaluation of a group training course. Med Educ 1988;22(2):132-8. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1988.tb00423.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1988.tb00423.x
Roter DL, Larson S, Shinitzky H, Chernoff R, Serwint JR, Adamo G, et al. Use of an innovative video feedback technique to enhance communication skills training. Med Educ 2004;38(2):145-57. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2004.01754.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2004.01754.x
Tan XH, Foo MA, Lim SLH, Lim MBXY, Chin AMC, Zhou J, et al. Teaching and assessing communication skills in the postgraduate medical setting: a systematic scoping review. BMC Med Educ 2021;21(1):1-19. https://doi.org/ 10.1186/s12909-021-02892-5 DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-021-02892-5
Junod Perron N, Nendaz M, Louis-Simonet M, Sommer J, Gut A, Cerutti B, et al. Impact of postgraduate training on communication skills teaching: A controlled study. BMC Med Educ 2014;14(1):80. https://doi.org/10.1186/1472-6920-14-80 DOI: https://doi.org/10.1186/1472-6920-14-80
Ho K, Yao C, Novak Lauscher H, Koehler BE, Shojania K, Jamal S, et al. Remote assessment via video evaluation (RAVVE): A pilot study to trial video-enabled peer feedback on clinical performance. BMC Med Educ 2019;19(1):1-9. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1905-3 DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1905-3
Lesser AL. Problem‐based interviewing in general practice: a model. Med Educ 1985;19(4):299-304. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1985.tb01325.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1985.tb01325.x
Wouda JC, van de Wiel HBM. The effects of self-assessment and supervisor feedback on residents’ patient-education competency using videoed outpatient consultations. Patient Educ Couns 2014;97(1):59-66. https://doi.org/10.1016/j.pec.2014.05.023 DOI: https://doi.org/10.1016/j.pec.2014.05.023
Verby JE, Holden P, Davis RH. Peer review of consultations in primary care: The use of audiovisual recordings. Br Med J 1979;1(6179):1686-8. https://doi.org/10.1136/bmj.1.6179.1686 DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.1.6179.1686
Sherman MD, Nissly T, Carlson S, Wootten M. Video Review Process: Enhancing Impact and Resident/Faculty Satisfaction. PRiMER 2018;2:1-5. https://doi.org/10.22454/primer.2018.152628 DOI: https://doi.org/10.22454/PRiMER.2018.152628
Dohms MC, Collares CF, Tibério IC. Video-based feedback using real consultations for a formative assessment in communication skills. BMC Med Educ 2020;20(1):1-9. https://doi.org/10.1186/s12909-020-1955-6 DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-020-1955-6
Zafra-Ramírez N, Pérez-Milena A, Valverde-Bolívar FJ, Rodríguez-Bayón A, Delgado-Rodríguez M. Accomplishment of preventive activities proposed by resident doctors of Family Medicine in Primary Care and its relationship with communication skills. Aten Primaria 2019;51(9):562-70. https://doi.org/10.1016/j.aprim.2018.05.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.aprim.2018.05.010
Shannon-Baker P. Philosophical underpinnings of mixed methods research in education. In: International Encyclopedia of Education. 4. ed. Elsevier; 2023. p. 380-9. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-818630-5.11037-1 DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-818630-5.11037-1
Braun V, Clarke V. Using thematic analysis in psychology. Qual Res Psychol 2006;3(2):77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Geiser E, Schilter LV, Carrier JM, Clair C, Schwarz J. Reflexivity as a tool for medical students to identify and address gender bias in clinical practice: A qualitative study. Patient Educ Couns 2022;105(12):3521-8. https://doi.org/10.1016/j.pec.2022.08.017 DOI: https://doi.org/10.1016/j.pec.2022.08.017
Nguyen QD, Fernandez N, Karsenti T, Charlin B. What is reflection? A conceptual analysis of major definitions and a proposal of a five-component model. Med Educ 2014;48(12):1176-89. https://doi.org/10.1111/medu.12583 DOI: https://doi.org/10.1111/medu.12583
Branch WT, Paranjape A. Feedback and Reflection. Acad Med 2002;77(12, Part 1):1185-8. https://doi.org/10.1097/00001888-200212000-00005 DOI: https://doi.org/10.1097/00001888-200212000-00005
Arabi AN, Kennedy CA. The perceptions and experiences of undergraduate healthcare students with debriefing methods. Simul Healthc 2023;18(3):191-202. https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000673 DOI: https://doi.org/10.1097/SIH.0000000000000673
Uygur J, Stuart E, De Paor M, Wallace E, Duffy S, O’Shea M, et al. A best evidence in medical education systematic review to determine the most effective teaching methods that develop reflection in medical students: BEME Guide No. 51. Med Teach 2019;41(1):3-16. https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1505037 DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1505037
Sandars J. The use of reflection in medical education: AMEE Guide No. 44. Med Teach 2009;31(8):685-95. https://doi.org/10.1080/01421590903050374 DOI: https://doi.org/10.1080/01421590903050374
Marita P, Leena L, Tarja K. Nurses’ self-reflection via videotaping to improve communication skills in health counseling. Patient Educ Couns 1999;36(1):3-11. https://doi.org/10.1016/s0738-3991(98)00069-x DOI: https://doi.org/10.1016/S0738-3991(98)00069-X
Verheijden M, Giroldi E, van den Eertwegh V, Luijkx M, van der Weijden T, de Bruin A, et al. Identifying characteristics of a skilled communicator in the clinical encounter. Med Educ 2023;57(5):418-429. https://doi.org/10.1111/medu.14953 DOI: https://doi.org/10.1111/medu.14953
Hammoud MM, Morgan HK, Edwards ME, Lyon JA, White C. Is video review of patient encounters an effective tool for medical student learning? A review of the literature. Adv Med Educ Pract 2012;3:19-30. https://doi.org/10.2147/AMEP.S20219 DOI: https://doi.org/10.2147/AMEP.S20219
Kurtz S, Silverman J, Draper J. Choosing and using appropriate teaching methods. In: Kurtz S, Silverman J, Draper J, editors. Teaching and Learning Communication Skills in Medicine. 2. ed. Oxford, UK: Radcliffe Publishing; 2005. p. 77-103. DOI: https://doi.org/10.1201/9781315378398-5
Fukkink RG, Trienekens N, Kramer LJC. Video Feedback in Education and Training: Putting Learning in the Picture. Educ Psychol Rev 2011;23(1):45-63. https://doi.org/10.1007/s10648-010-9144-5 DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-010-9144-5
Zhang H, Liao AWX, Goh SHL, Yoong SQ, Lim AXM, Wang W. Effectiveness and quality of peer video feedback in health professions education: A systematic review. Nurse Educ Today 2022;109(November 2021):105203. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105203 DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105203
Burke G, Melvin L, Ginsburg S. “Patients are the people who teach me the most”: exploring the development of communication skills during internal medicine residency. J Grad Med Educ 2023;15(1):59-66. https://doi.org/10.4300/jgme-d-22-00433.1 DOI: https://doi.org/10.4300/JGME-D-22-00433.1
Neff KD. Self-compassion: theory, method, research, and intervention. Annu Rev Psychol 2023;74(1):193-218. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-032420-031047 DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-032420-031047
Long P, Neff KD. Self-compassion is associated with reduced self-presentation concerns and increased student communication behavior. Learn Individ Differ 2018;67:223-31. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2018.09.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2018.09.003
Firestone WA. Alternative Arguments for Generalizing From Data as Applied to Qualitative Research. Educ Res 1993;22(4):16-23. https://doi.org/10.3102/0013189X022004016 DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X022004016
Govender S. Students perceptions of teaching methods used at South African higher education institutions. South African J High Educ 2016;29(3). https://doi.org/10.20853/29-3-486 DOI: https://doi.org/10.20853/29-3-486
Martens SE, Spruijt A, Wolfhagen IHAP, Whittingham JRD, Dolmans DHJM. A students’ take on student-staff partnerships: experiences and preferences. Assess Eval High Educ 2019;44(6):910-9. https://doi.org/10.1080/02602938.2018.1546374 DOI: https://doi.org/10.1080/02602938.2018.1546374
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Frederico Confort Campos, Nicolle Taissun
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem um manuscrito à RBMFC, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a RBMFC a publicar esse manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificar-se como veículo de sua publicação original.