Oficina acadêmica: bases curriculares e Medicina de Família e Comunidade

  • Phelipe Antônio Calixto Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT). Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC).
  • Celice Bandina Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT). Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC).
  • Haniel Caetano de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT). Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC).
  • Hermano Lúcio Gomes de Assis Filho Universidade de Uberaba (UNIUBE). Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC
  • Gustavo Faria de Matos Acadêmico de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Camillo de Alcântara César Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Adriano Aparecido Correia Damasceno Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Aureliano Inácio de Souza Neto Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Daniel Camilo de Oliveira Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Giovanna de Faria Alvim Pereira Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Luana Bandeira Rocha Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Matheus Bueno de Moraes Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Nathália Lie Ishisaki Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Rafael César Melo Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
  • Theara de Castro Nicolau Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Palavras-chave: Medicina de Família e Comunidade, Graduação, Ensino Médico

Resumo

De acordo com as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Graduação Médica (NDCN) e sua orientação para uma postura crítica e reflexiva do acadêmico realizou-se a oficina “Bases curriculares e Medicina de Família e Comunidade” durante o IV Congresso Mineiro de Medicina de Família e Comunidade (IVCMMFC), em Belo Horizonte - MG, 12 de junho de 2009. A oficina tratou sobre a inserção da especialidade, Medicina de Família e Comunidade (MFC), na graduação, discutindo os métodos de ensino médico: Aprendizado baseado em problematização (PBL), método integrado de ensino e método tradicional Flexneriano. A oficina foi dividida em três momentos. Primeiramente, foi proposta adequação de algumas definições da literatura médica: Atenção Primária à Saúde, Médico generalista, Médico sanitarista, Especialista em Clínica Médica e Médico de Família e Comunidade. Após, foram discutidas as Novas diretrizes curriculares; o Relatório Flexner e sua influência nos modelos de ensino existentes (tradicional, problematizado e integrado), o momento oportuno para inserção da MFC na graduação e qual método de ensino utilizar. O tema do preconceito contra a especialidade surgiu nas discussões, assim como adequação da MFC e níveis de serviço (primário, secundário e terciário) e como valorizar a especialidade sem ¨super-especializar¨ o estudante. As conclusões levantadas na oficina foram descritas neste documento e apresentadas em plenária ao final do congresso.

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Biografia do Autor

Phelipe Antônio Calixto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT). Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC).

Graduado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Fundador da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC)

Ex-diretor Acadêmico da Associação Mineira de Medicina de Família e Comunidade (AMMFC), gestão 2009-2011.

Celice Bandina, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT). Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC).
Acadêmica de Medicina da UFTM, coordenadora de ensino da LAMFC pela UFTM.
Haniel Caetano de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFMT). Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC).
Acadêmico de Medicina da UFTM, coordenador de pesquisa da LAMFC pela UFTM.
Hermano Lúcio Gomes de Assis Filho, Universidade de Uberaba (UNIUBE). Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade de Uberaba (LAMFC
Acadêmico de Medicina da UFTM, coordenador de extensão da LAMFC pela UFTM.
Gustavo Faria de Matos, Acadêmico de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmico de Medicina da Universidade de Uberaba (UNIUBE), coordenador de ensino da LAMFC pela UNIUBE.
Camillo de Alcântara César, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmico de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH ).
Adriano Aparecido Correia Damasceno, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmico de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH ).
Aureliano Inácio de Souza Neto, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmico de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Daniel Camilo de Oliveira, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmico de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Giovanna de Faria Alvim Pereira, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmica de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Luana Bandeira Rocha, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmica de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Matheus Bueno de Moraes, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmico de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Nathália Lie Ishisaki, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmica de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Rafael César Melo, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmico de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Theara de Castro Nicolau, Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).
Acadêmica de Medicina da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS-BH).

Referências

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Publicado
2012-12-13
Como Citar
Calixto, P. A., Bandina, C., Oliveira, H. C. de, Assis Filho, H. L. G. de, Matos, G. F. de, César, C. de A., Damasceno, A. A. C., Souza Neto, A. I. de, Oliveira, D. C. de, Pereira, G. de F. A., Rocha, L. B., Moraes, M. B. de, Ishisaki, N. L., Melo, R. C., & Nicolau, T. de C. (2012). Oficina acadêmica: bases curriculares e Medicina de Família e Comunidade. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 7(25), 221-224. https://doi.org/10.5712/rbmfc7(25)407
Seção
Perspectivas