Criação e Evolução da Diretoria de Graduação da SBMFC

  • Marcelo Marcos Piva Demarzo Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Maria Inez Padula Anderson Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
  • Thiago Gomes Trindade Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: Educação de Graduação em Medicina, Medicina de Família e Comunidade, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Em 2005, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) aprovou a criação de uma Diretoria de Graduação, que oficialmente iniciou suas atividades na gestão 2006-2008. Este artigo tem o objetivo de descrever o contexto de criação da Diretoria de Graduação da SBMFC e sua evolução até o presente momento.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Marcos Piva Demarzo, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). É especialista em "Medicina de Família e Comunidade" (pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP, 2003), em "Medicina do Exercício e do Esporte" (pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, 2006), e em "Ativação de Processos de Mudança na Formação Profissional em Saúde" (pela Fundação Oswaldo Cruz, 2006). Atua principalmente nas seguintes áreas: "Promoção da Saúde", "Atenção Primária à Saúde", "Educação de Profissionais de Saúde" e "Meditação Aplicada à Saúde".

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 4, de 07 de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p.38.

Anderson MIP, Demarzo MMP, Rodrigues RD. A Medicina de Família e Comunidade, a Atenção Primária à Saúde e o Ensino de Graduação: Recomendações e Potencialidades. Rev Bras Med Fam. Comunidade. 2007; 3: 157-172.

Anderson MIP, Demarzo MMP, Rodrigues RD. Formação em Atenção Básica e Medicina de Família e Comunidade; Seminário Internacional os Desafios do Ensino de Atenção Básica: Graduação em Medicina; 2007. Brasília: Ministério da Saúde; 2007. v.1, p. 45-53.

Demarzo MMP, Anderson MIP, Silveira L, Haddad AE, Marins JJN, Silva MRF, et al. Diretrizes para a Integração Ensino-Serviço-Comunidade na Formação em Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade. Rev APS. 2009; 12: 228-229.

Demarzo MMP, Almeida RCC, Marins JJN, Trindade TG, Anderson MIP, Stein AT, et al. Diretrizes para o ensino na Atenção Primária à Saúde na graduação em Medicina. Rev Bras Med Fam. Comunidade. 2011; 6: 145-150.

Publicado
2012-01-31
Como Citar
Demarzo, M. M. P., Anderson, M. I. P., & Trindade, T. G. (2012). Criação e Evolução da Diretoria de Graduação da SBMFC. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 7(22), 53-55. https://doi.org/10.5712/rbmfc7(22)451
Seção
MEMÓRIA