Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no Brasil com a Medicina de Família e Comunidade

Autores

  • Cynthia Haq
  • Gustavo Gusso
  • Maria Inez Padula Anderson Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc2(7)55

Palavras-chave:

Avaliação Profissional, Avaliação de Desempenho, Atenção Primária à Saúde

Resumo

O presente artigo resgata o desenvolvimento da Medicina de Família e Comunidade como especialidade, com enfoque nas estratégias capazes de fortalecer o sistema de saúde brasileiro com médicos de família adequadamente capacitados. Tais estratégias envolvem o estabelecimento de departamentos de Medicina de Família e Comunidade em todas as escolas médicas brasileiras, a garantia de um currículo básico comum para os programas de treinamento e a definição de padrões para a avaliação e a certificação de médicos de família. A implementação destas estratégias pode contribuir para um aumento da qualidade, abrangência e eficácia do Programa Saúde Família Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Inez Padula Anderson, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, é especialista em Medicina de Família e Comunidade. Possui título de Mestrado (1997) e Doutorado (2002) em Saúde Coletiva pelo Insitituto de Medicina Social / UERJ. É médica e professora adjunta do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da Faculdade de Ciências Médicas / UERJ do qual, atualmente, está à frente da chefia. Foi Presidente (2004/008) da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Atua nos seguintes temas: Abordagem Centrada na Pessoa, Conceitos e Práticas em Medicina Biopsicosocial, Medicina Ambulatorial, Ensino e Formação Médica, Abordagem Familiar e Comunitária, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde. Integra a equipe do Pólo de TeleSaúde em Apoio à Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio de Janeiro e do Pró-Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Representa a Faculdade de Ciências Médicas na institucionalização do Projeto UNASUS, na UERJ.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Downloads

Publicado

2006-11-17

Como Citar

1.
Haq C, Gusso G, Anderson MIP. Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no Brasil com a Medicina de Família e Comunidade. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2006 [citado 25º de maio de 2022];2(7):196-202. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/55

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa