Os efeitos do óleo essencial decitrusaurantiumno tratamento de sobrepeso e obesidade

  • Anna Carolina Faria Curso de Naturologia aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina e Programa de pós-graduação em Epidemiologia – Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues Curso de Naturologia aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina e Programa de pós-graduação em Epidemiologia – Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.
Palavras-chave: Sobrepeso, Obesidade, Aromaterapia, Citrusaurantium, Ensaio Clínico Controlado Aleatório

Resumo

Introdução: O objetivo deste estudo foi verificar os possíveis efeitos do óleo essencial de Citrusaurantiumvar. Amara no tratamento de Sobrepeso e obesidade Grau I. Método: Trata-se de um estudo clínico piloto duplo-cego randomizado, de natureza quantitativa, realizado na Clínica de Naturologia da UNISUL com 15 moradores de Palhoça/SC, com idade de 20 a 42 anos. Os participantes foram divididos, pela técnica de amostragem aleatória simples, em dois grupos: experimental (óleo essencial, n=8) e controle (essência, n=7). Os participantes utilizaram creme neutro com 2% de óleo essencial (grupo tratado) e com 2% de essência (sem princípios ativos no grupo controle) nas regiões abdominal, glúteo, quadril e coxas. Além disso, foi orientado para todos os participantes: caminhada em ritmo moderado com freqüência de 40 minutos, 3 vezes por semana e dieta de 1800 e 2000 calorias diárias, para o sexo feminino e masculino, respectivamente. Neste trabalho foram realizados 4 encontros, um por semana, ao longo de 21 dias para avaliação das variáveis do estudo. Utilizou-se dos testes estatísticos do qui-quadrado de Pearson ou do teste exato de Fisher, para as variáveis categóricas, e do teste t de Student para as variáveis contínuas, considerando estatisticamente significante quando p<0,05. O presente estudo foi aprovado pelo CEP-UNISUL (protocolo 11.260.4.06.III). Resultados: O Grupo Experimental apresentou diferença estatística e clinicamente significante em relação ao grupo controle. Os resultados da pesquisa sugerem que o uso do óleo essencial Citrusaurantiumvar. Amara favoreceu a diminuição do peso corporal, do Índice de Massa Corporal, perímetros de cintura, abdômen, quadril e braço, aumento na freqüência ao urinar e evacuar, diminuição da ansiedade e apetite e aumento da auto-estima e melhor relação com o corpo. Conclusão: Conclui-se que o óleo essencial de Laranja Amarga pode ser um recurso eficaz no tratamento de sobrepeso e obesidade Grau I. Sugerem-se novos estudos com uma amostra maior e por um período de tempo mais longo.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2012-06-22
Como Citar
Faria, A. C., & Rodrigues, D. M. de O. (2012). Os efeitos do óleo essencial decitrusaurantiumno tratamento de sobrepeso e obesidade. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 7(1), 67. https://doi.org/10.5712/rbmfc7(1)614