Yoga para melhora dos sintomas do climatério em mulheres na pós-menopausa com insônia

  • Rui Ferreira Afonso Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo.
  • Helena Hachul Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Ginecologia, Universidade Federal de São Paulo.
  • Elisa Harumi Kozasa Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo. Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e da Família, Universidade Nove de Julho.
  • Denise de Souza Oliveira Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo.
  • Viviane Goto Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo.
  • Dinah Rodrigues International Yoga Teachers Association.
  • Sérgio Tufik Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo.
  • José Roberto Leite Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo.
Palavras-chave: Yoga, Pós-menopausa, Insônia

Resumo

Introdução: A prática de yoga tem se mostrado positiva na redução de insônia. Outros estudos mostram redução de sintomas de climatério. Porém nenhum estudo havia sido realizado até o momento para verificar os efeitos da prática do yoga em mulheres na pós-menopausa com diagnóstico de insônia. Objetivo: avaliar o efeito da prática de Yoga como um tratamento na saúde física e mental, nos sintomas do climatério em mulheres na pós-menopausa com diagnóstico de insônia. Métodos: Mulheres entre 50 e 65 anos na pós-menopausa sem terapia hormonal, IAH (índice de apneia-hipopnéia)<15/hora com diagnóstico de insônia foram randomizadas em 3 grupos: grupo controle, grupo alongamento passivo, grupo Yoga. Foram aplicados questionários no momento pré e 4 meses após o início para avaliação da qualidade de vida na menopausa, avaliação dos sintomas de ansiedade e depressão, sintomatologia climatérica, gravidade de insônia, sonolência diurna, estresse além da polissonografia. O estudo teve duração de 4 meses. Resultados: 44 voluntárias terminaram o estudo. Quando comparado ao grupo controle,  o grupo Yoga teve escores significativamente mais baixos para sintomatologia climatérica, gravidade de insônia, qualidade de vida na menopausa e a fase de resistência do estresse na condição pós-tratamento. A melhora na gravidade de insônia no grupo Yoga foi significativamente maior que os grupos controle e alongamento passivo. Conclusão: Este estudo mostrou que uma sequência específica de Yoga pode ser eficiente para melhora da insônia, qualidade de vida e sintomas de menopausa em mulheres na pós-menopausa com insônia.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2012-06-22
Como Citar
Afonso, R. F., Hachul, H., Kozasa, E. H., Oliveira, D. de S., Goto, V., Rodrigues, D., Tufik, S., & Leite, J. R. (2012). Yoga para melhora dos sintomas do climatério em mulheres na pós-menopausa com insônia. Revista Brasileira De Medicina De Família E Comunidade, 7(1), 77. https://doi.org/10.5712/rbmfc7(1)641