Política de formação para a prática rural

Autores

  • Working Party on Rural Practice WONCA

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc8(1)730

Resumo

A escassez mundial de médicos de família rurais contribui diretamente para as dificuldades com prestação de cuidados médicos adequados em áreas rurais e remotas, tanto em países desenvolvidos, quanto nos menos desenvolvidos. A Wonca acredita que há uma necessidade urgente de implementar estratégias para melhorar os serviços de saúde rural em todo o mundo. Isso vai exigir um número suficiente de médicos de família rurais qualificados para fornecer os serviços necessários. Para atingir este objetivo, a Wonca recomenda:

1. Aumentar o número de estudantes de medicina recrutados de áreas rurais.

2. Exposição substancial da prática rural no currículo médico de graduação.

3. Programas de treinamento vocacional em medicina rural específicos, flexíveis, integrados e coordenados.

4. Educação continuada específica adaptada e programas de desenvolvimento profissional que satisfaçam as necessidades identificadas dos médicos de família rurais.

5. Posições acadêmicas apropriadas, desenvolvimento profissional e apoio financeiro para médicos-professores rurais para incentivar a pesquisa e educação rural.

6. Escolas médicas devem assumir a responsabilidade de formar médicos devidamente qualificados para atender às necessidades da sua região geográfica geral, incluindo áreas carentes, e desempenhar um papel fundamental no fornecimento de apoio regional para os profissionais de saúde e cuidados de saúde terciários acessíveis.

7. Desenvolvimento das necessidades rurais adequadas de base e recursos culturalmente sensíveis para cuidados de saúde rural com o envolvimento da comunidade local, com a cooperação regional e apoio do governo.

8. Melhoria das condições profissionais e pessoais/familiares na prática rural para promover a retenção de médicos rurais.

9. Desenvolvimento e implementação de estratégias nacionais de saúde rural, com apoio do governo central.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Como Citar

1.
WONCA WP on RP. Política de formação para a prática rural. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 5º de abril de 2013 [citado 20º de abril de 2024];8:25-34. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/730

Plaudit