Percepção de escolares e enfermeiros quanto às práticas educativas do programa saúde na escola
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc15(42)2325Palavras-chave:
Serviços de Saúde Escolar, Promoção da Saúde, Enfermeiros, Relações Enfermeiro-Paciente, Conhecimentos em Saúde, Atitudes e Prática em Saúde, Atenção à Saúde.Resumo
Objetivo: Identificar as dificuldades do enfermeiro nas ações desenvolvidas no PSE e avaliar a percepção dos alunos sobre o programa. Métodos: 6 enfermeiros e 358 alunos de escolas públicas vinculadas ao PSE do município de Parnaíba-Piauí-Brasil responderam a um questionário pré-testado, adequado ao público alvo: escolares ou profissionais. Resultados: Alunos reconheceram a atuação do enfermeiro no cenário escolar, mas a maioria relatou que não houve avaliação dos problemas de saúde, que não teve pressão arterial verificada, que não foram orientados sobre hábitos nutricionais e que nunca receberam orientações sobre vacinação. A ação com maior coerência nas respostas entre os participantes foi aferição do peso e altura (65,6%) e a de menor foi a avaliação da visão (15,4%). Conclusão: Os enfermeiros destacam que o excesso de atribuições na UBS, a ausência de envolvimento das escolas e a falta de articulação intersetorial são os principais problemas para a boa execução do PSE.
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