Satisfação dos usuários da rede de Atenção Primária de Porto Alegre

Autores

  • Aline do Amaral Zils
  • Rodrigo Caprio Leite de Castro
  • Mônica Maria Celestina de Oliveira
  • Erno Harzheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Bruce Bartholow Duncan

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc4(16)233

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Estudos Transversais

Resumo

A satisfação dos usuários é um importante desfecho para avaliar serviços de saúde. Este estudo trata-se de uma avaliação do grau de satisfação dos usuários em relação à última consulta realizada na rede de atenção primária A saúde de Porto Alegre-RS, tendo como objetivo comparar a satisfação de usuários que avaliam a qualidade do processo de atenção recebida corno sendo de alto escore de APS com a de usuários que a avaliam corno baixo escore de APS. Estudo transversal de base populacional, utilizando o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária, Primary Care Assesment Tool- PCATool, que possibilita a classificação dos serviços de saúde no seu grau de orientação à APS por meio do escore geral de atenção primária, definindo-o como alto ou baixo, de acordo com a experiência dos usuários. A satisfação do usuário foi medida por um questionário composto de doze questões referentes à última consulta, sendo medida por uma escala Likert de 5 itens: "muito bom", "bom", "regular", "ruim" e "muito ruim". Para a análise, os resultados foram agrupados em duas classificações, sendo "satisfeito", quando referido "muito bom" ou "bom", e "insatisfeito" quando referido algum dos demais itens. Observou-se diferença significativa nas 12 variáveis que refletem a satisfação em vários aspectos da consulta, demonstrando maior satisfação em usuários que classificaram o seu serviço como de alto escore. A avaliação geral da consulta apresentou 95,6% e 73,5% de "satisfeitos" nos serviços com alto e baixo escore de APS, respectivamente (p<0,001). Usuários de serviços com alto grau de orientação à atenção primária obtêm maior satisfação em suas consultas. Essa maior satisfação pode beneficiar o processo decisório do paciente frente às recomendações médicas realizadas.

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Biografia do Autor

Aline do Amaral Zils

Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rodrigo Caprio Leite de Castro

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mônica Maria Celestina de Oliveira

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Erno Harzheim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1998), doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Alicante (2004) e pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto e representante do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Familia e Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina de família e comunidade, epidemiologia, atenção primária, avaliação de serviços de saúde, telemedicina e telessaúde.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Bruce Bartholow Duncan

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2009-11-17

Como Citar

1.
Zils A do A, Castro RCL de, Oliveira MMC de, Harzheim E, Duncan BB. Satisfação dos usuários da rede de Atenção Primária de Porto Alegre. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2009 [citado 22º de dezembro de 2024];4(16):270-6. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/233

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit

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