Satisfação dos usuários da rede de Atenção Primária de Porto Alegre

Autores/as

  • Aline do Amaral Zils
  • Rodrigo Caprio Leite de Castro
  • Mônica Maria Celestina de Oliveira
  • Erno Harzheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Bruce Bartholow Duncan

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc4(16)233

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Avaliação de Serviços de Saúde, Estudos Transversais

Resumen

A satisfação dos usuários é um importante desfecho para avaliar serviços de saúde. Este estudo trata-se de uma avaliação do grau de satisfação dos usuários em relação à última consulta realizada na rede de atenção primária A saúde de Porto Alegre-RS, tendo como objetivo comparar a satisfação de usuários que avaliam a qualidade do processo de atenção recebida corno sendo de alto escore de APS com a de usuários que a avaliam corno baixo escore de APS. Estudo transversal de base populacional, utilizando o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária, Primary Care Assesment Tool- PCATool, que possibilita a classificação dos serviços de saúde no seu grau de orientação à APS por meio do escore geral de atenção primária, definindo-o como alto ou baixo, de acordo com a experiência dos usuários. A satisfação do usuário foi medida por um questionário composto de doze questões referentes à última consulta, sendo medida por uma escala Likert de 5 itens: "muito bom", "bom", "regular", "ruim" e "muito ruim". Para a análise, os resultados foram agrupados em duas classificações, sendo "satisfeito", quando referido "muito bom" ou "bom", e "insatisfeito" quando referido algum dos demais itens. Observou-se diferença significativa nas 12 variáveis que refletem a satisfação em vários aspectos da consulta, demonstrando maior satisfação em usuários que classificaram o seu serviço como de alto escore. A avaliação geral da consulta apresentou 95,6% e 73,5% de "satisfeitos" nos serviços com alto e baixo escore de APS, respectivamente (p<0,001). Usuários de serviços com alto grau de orientação à atenção primária obtêm maior satisfação em suas consultas. Essa maior satisfação pode beneficiar o processo decisório do paciente frente às recomendações médicas realizadas.

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Biografía del autor/a

Aline do Amaral Zils

Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rodrigo Caprio Leite de Castro

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mônica Maria Celestina de Oliveira

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Erno Harzheim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1998), doutorado em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidade de Alicante (2004) e pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto e representante do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina de Familia e Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: medicina de família e comunidade, epidemiologia, atenção primária, avaliação de serviços de saúde, telemedicina e telessaúde.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq

Bruce Bartholow Duncan

Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado

2009-11-17

Cómo citar

1.
Zils A do A, Castro RCL de, Oliveira MMC de, Harzheim E, Duncan BB. Satisfação dos usuários da rede de Atenção Primária de Porto Alegre. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17 de noviembre de 2009 [citado 4 de julio de 2024];4(16):270-6. Disponible en: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/233

Número

Sección

Artículos de Investigación

Plaudit

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