Experiência extensionista de estudantes de graduação em medicina inseridos no programa Mais Médicos para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2528Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Programa Mais Médicos para o Brasil, Educação em Saúde.Resumo
Problema: As novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina no Brasil propõem que os acadêmicos tenham contato com o sistema de saúde e seus usuários de forma precoce. No entanto, as atividades práticas na graduação mostraram-se insuficientes para o desenvolvimento adequado dessa nova perspectiva. Por conseguinte, as experiências de extensão universitária têm a proposta de preencher essa lacuna. Método: Este artigo objetivou relatar as experiências vivenciadas pelos bolsistas do Projeto de Extensão em Medicina de Família e Comunidade (ProMFC) no âmbito do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Trata-se de estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, com análise léxica e de conteúdo a partir do software IRaMutTeQ, versão 0.7 alpha 2, para estabelecer associação entre termos usados no discurso dos bolsistas do ProMFC. Resultados: Destacou-se a oportunidade de imersão em ambientes nos quais os estudantes podem conhecer as problemáticas e compartilhar o cotidiano da comunidade assistida. A troca de saberes e experiências entre estudantes, médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde (bolsistas do PMMB, supervisores e tutores), e gestores locais também foi relevante, assim como a possibilidade de os alunos desenvolverem/treinarem habilidades, como trabalho em equipe, comunicação assertiva e planejamento em saúde. Conclusão: O PMMB, tutorado e integrado a um projeto de extensão, o Projeto de Extensão em Medicina de Família e Comunidade, mostrou-se como alternativa que, embora embrionária, tem inúmeras potencialidades, à medida que oportuniza aos extensionistas a inserção precoce na Atenção Primária à Saúde.
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