Experiência extensionista de estudantes de graduação em medicina inseridos no programa Mais Médicos para o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2528

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Programa Mais Médicos para o Brasil, Educação em Saúde.

Resumo

Problema: As novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina no Brasil propõem que os acadêmicos tenham contato com o sistema de saúde e seus usuários de forma precoce. No entanto, as atividades práticas na graduação mostraram-se insuficientes para o desenvolvimento adequado dessa nova perspectiva. Por conseguinte, as experiências de extensão universitária têm a proposta de preencher essa lacuna. Método: Este artigo objetivou relatar as experiências vivenciadas pelos bolsistas do Projeto de Extensão em Medicina de Família e Comunidade (ProMFC) no âmbito do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Trata-se de estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, com análise léxica e de conteúdo a partir do software IRaMutTeQ, versão 0.7 alpha 2, para estabelecer associação entre termos usados no discurso dos bolsistas do ProMFC. Resultados: Destacou-se a oportunidade de imersão em ambientes nos quais os estudantes podem conhecer as problemáticas e compartilhar o cotidiano da comunidade assistida. A troca de saberes e experiências entre estudantes, médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde (bolsistas do PMMB, supervisores e tutores),  e gestores locais também foi relevante, assim como a possibilidade de os alunos desenvolverem/treinarem habilidades, como trabalho em equipe, comunicação assertiva e planejamento em saúde. Conclusão:  O PMMB, tutorado e integrado a um projeto de extensão, o Projeto de Extensão em Medicina de Família e Comunidade, mostrou-se como alternativa que, embora embrionária, tem inúmeras potencialidades, à medida que oportuniza aos extensionistas a inserção precoce na Atenção Primária à Saúde.

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Biografia do Autor

Sarah Cavalcante Brandão, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri

Médica pela Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora em Educação Médica, Obesidade, Diabetes e Saúde Pública.

 

Sandra Barreto Fernandes Silva, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri

Anestesiologista com experiência em “Dor”. É professora associada da Universidade Federal do Cariri. Tutor médico no “Programa Mais Médicos para o Brasil” e tem experiência em Educação Médica com ênfase em Extensão, Promoção da Saúde e Saúde Pública

Emmanuela Quental Callou de Sá , Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Cariri

Endocrinologista com doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. É professora associada da Universidade Federal do Cariri. Tutor médico no “Programa Mais Médicos para o Brasil” e possui experiência em Educação Médica com ênfase em Extensão, Promoção da Saúde e Saúde Pública

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

1.
Gonçalves Júnior J, Brandão SC, Silva SBF, Sá EQC de. Experiência extensionista de estudantes de graduação em medicina inseridos no programa Mais Médicos para o Brasil. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 30º de maio de 2021 [citado 22º de novembro de 2024];16(43):2528. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2528

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Plaudit

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