Identidade pela fotografia: construção e resgate da identidade na Comunidade Novo Aarão Reis
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc6(20)314Palavras-chave:
Saúde da Família, Fotografia, Identidade, Participação Comunitária, Promoção da SaúdeResumo
Este artigo relata uma experiência inovadora de montagem expositiva itinerante de fotografias, que foi realizada no Centro de Saúde da Comunidade do Novo Aarão Reis, Município de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Tem como objetivo apresentar uma forma de construção, resgate e manutenção da memória, história e identidade dos moradores da comunidade, na medida em que transforma a percepção dos moradores sobre si mesmos e sobre o mundo que os cerca. Ainda, expõe estes moradores a outros de outras localidades da imensa “aldeia global”, fazendo surgir, sobre a coletividade, a percepção e a legitimidade de pertencer ao Novo Aarão Reis, não só de maneira física, mas também imaginativamente na perspectiva do simplesmente ser e pertencer.Downloads
Métricas
Referências
Bauman Z. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar; 2005.
Forrester V. O Horror Econômico. São Paulo: Unesp; 1997.
Colker F. Retrato, Fotografia e Identidade. 2009. [Internet]. [acesso em 2011 Abr 20]. Disponível em: http://www.olhave.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/12/Retrato-Fotografia-e-Identidade.pdf.
Borges MEL. História e fotografia. Belo Horizonte: Autentica; 2003.
Hall S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A; 2006.
Delgado LAN. História Oral, Memória, Tempo, Identidade. Belo Horizonte: Autentica; 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeterem um manuscrito à RBMFC, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a RBMFC a publicar esse manuscrito sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificar-se como veículo de sua publicação original.