Aprendizagem baseada em projeto e a formação médica

relato de experiência introduzindo questões para o debate interprofissional

Autores

  • Thais Morgana Mendes Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade de Medicina, Campus JK – Diamantina (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7287-0537
  • Clarisse Melo Franco Neves Costa Prefeitura Municipal de Diamantina NASF – Diamantina (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5618-5313
  • Lauriany Livia Costa Prefeitura Municipal de Diamantina NASF – Diamantina (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0333-085X
  • Darlene da Silva Prefeitura Municipal de Diamantina NASF – Diamantina (MG), Brasil.
  • Delba Fonseca Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade de Medicina, Campus JK – Diamantina (MG), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2404-5791

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)3772

Palavras-chave:

Educação médica, Educação interprofissional, Profissional de saúde

Resumo

A aprendizagem baseada em projeto orientada pelos fundamentos da educação interprofissional é um modelo que pode contribuir para a formação de relacionamentos interpessoais, criatividade, empatia e colaboração na educação médica, por meio de uma colaboração mútua com profissionais de saúde da rede. Muito se fala da efetividade desse método no campo do ensino e aprendizagem médica, mas há a necessidade de incluir a importância do desenvolvimento de habilidades interprofissionais, com equipes colaborativas, em ações extensionistas, diante das necessidades locais no contexto da atenção primária, pensando na melhoria dos resultados de saúde. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência de aprendizagem baseada em projeto de estudantes de Medicina no contexto da Estratégia Saúde da Família. Participaram deste trabalho estudantes do Módulo Integração Ensino, Serviço e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri que executaram, em colaboração com uma equipe interprofissional o projeto sobre a saúde do homem. Como resultado da análise qualitativa do feedback entre os integrantes, observaram-se mudanças no comportamento dos estudantes, com melhorias na comunicação, empatia e nas relações interpessoais, por meio do trabalho colaborativo com a equipe interprofissional. Esta experiência poderá ser adaptada para implementar o ensino e aprendizagem no projeto pedagógico orientado pela educação interprofissional na atenção primária.

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Biografia do Autor

Thais Morgana Mendes Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade de Medicina, Campus JK – Diamantina (MG), Brasil.

Graduanda do curso de Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) do campus JK/Diamantina, desde março de 2019. Foi bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG (2021/2022). Foi voluntária no Programa SALVAGUARDA (2021/2022). Foi integrante do projeto de extensão Boletim Informativo da Faculdade de Medicina da UFVJM (2020/2021).

Clarisse Melo Franco Neves Costa, Prefeitura Municipal de Diamantina NASF – Diamantina (MG), Brasil.

Mestre em Medicamentos e Assistência Farmacêutica (UFMG). Graduada em Farmácia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Tem experiência na área de Farmácia e Drogaria e Farmácia Clínica Hospitalar. Colaborou como pesquisadora na Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil (PNAUM). Atualmente trabalha como Farmacêutica da Equipe NASF do município de Diamantina-MG.

Lauriany Livia Costa, Prefeitura Municipal de Diamantina NASF – Diamantina (MG), Brasil.

Mestre em ciências da Nutrição pela universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2021). Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM (2015). Pós-Graduada( Lato Sensu) em Saúde Publica pela Universidade Norte do Paraná -UNOPAR. Pós- Graduada (Lato Sensu) em Nutrição Em Nefrologia pela Faculdade Unyleya. Pesquisadora na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM

Darlene da Silva, Prefeitura Municipal de Diamantina NASF – Diamantina (MG), Brasil.

Fisioterapeuta com Especialização em Saúde do Idoso (UFVJM). Graduada em Fisioterapia pela UFVJM. Experiência nos diferentes níveis de atenção à saúde. Atualmente exerce a profissão como Fisioterapeuta da Equipe NASF do município de Diamantina- MG.

Delba Fonseca Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade de Medicina, Campus JK – Diamantina (MG), Brasil.

Possui graduação em Farmácia-bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (1990) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Especialização em Produção e Uso de Tecnologia para Educação. Atualmente é docente associado III da Faculdade de Medicina, Diamantina/MG - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Farmacoepidemiologia. Pós-doutorado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas/RG.Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, Epidemiologia com ênfase em Farmacoepidemiologia.

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Publicado

2024-04-18

Como Citar

1.
Santos TMM, Costa CMFN, Costa LL, Silva D da, Santos DF. Aprendizagem baseada em projeto e a formação médica: relato de experiência introduzindo questões para o debate interprofissional. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 18º de abril de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];19(46):3772. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3772

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Plaudit