Percepção dos usuários que buscaram atendimento na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de COVID-19 em Fortaleza, Brasil

Autores

  • Lourrany Borges Costa Universidade de Fortaleza / Universidade Federal do Ceará – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0000-0002-6334-8624
  • Pedro Lucena de Aquino Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0000-0002-9377-8879
  • João Gabriel Vale Catunda Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0000-0002-5454-1502
  • Tiago Lucena Barbosa de Farias Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0009-0003-9448-3575
  • Ingrid Fernandes Vasconcelos Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0000-0003-1426-6734
  • Leonardo Pontes Andrade Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0000-0001-8720-0504
  • Vítor Nascimento Malheiro Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil.
  • Lara Thaís Pinheiro Medeiros Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil.
  • Leonardo de Albuquerque Rocha Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil.
  • José Victor de Souza Barreira Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil.
  • Fernanda Machado Faria Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0000-0001-9956-1956
  • Letícia Pinheiro Pontes Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0000-0001-6881-624X
  • João Vitor Chagas Freitas Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil.
  • Sarah Almeida Sales de Oliveira Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0000-0002-2765-830X
  • Gustavo Marques Fernandes Bezerra Universidade de Fortaleza – Fortaleza (CE), Brazil.
  • Luciano Pamplona de Góes Cavalcanti Universidade Federal do Ceará – Fortaleza (CE), Brazil. https://orcid.org/0000-0002-3440-1182

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc20(47)3797

Palavras-chave:

COVID–19, Pandemias, Atenção Primária à Saúde, Satisfação do Paciente, Avaliação do Impacto na Saúde

Resumo

Introdução: Para conter a disseminação da pandemia de COVID-19, os sistemas de saúde de todo o mundo priorizaram as consultas de emergência em detrimento da atenção primária. Objetivo: Avaliar as percepções dos usuários sobre o atendimento médico recebido nos serviços públicos de Atenção Primária à Saúde (APS) em Fortaleza, Ceará, Brasil, durante a pandemia, de abril de 2020 a julho de 2021. Métodos: Foi realizado um estudo transversal com entrevista e análise de prontuários eletrônicos (PE). De agosto a novembro de 2021, 126 participantes foram recrutados em três unidades de APS. Os participantes responderam a um questionário de 13 itens para avaliar a percepção sobre o atendimento recebido. A análise de regressão logística ordinal foi realizada para examinar os fatores que influenciaram as percepções dos usuários quanto ao atendimento recebido. Resultados: Participaram 107 mulheres (84,9%) e 19 homens (15,1%), com idade média de 39,7 anos. Entre os participantes, 42,9% esperaram até 60 minutos pelos atendimentos e 69% acreditavam que a pandemia interferiu nesse tempo de espera.       A maioria das pessoas (78,6%) concordou que era necessário aumentar a quantidade de médicos para garantir um atendimento adequado.     O distanciamento, as máscaras e os protetores faciais atrapalharam as consultas, segundo 16,7% dos entrevistados. A maioria (53,2%) classificou o atendimento recebido como “muito bom”. Dados dos PE de 58 participantes foram coletados. Os grupos de códigos CID-10 mais comuns na emergência foram: consultas gerais e queixas não específicas (25,2%), sintomas respiratórios e casos de COVID-19 (11,5%) e pré-natal (9,6%). Os fatores que influenciaram a percepção sobre o atendimento foram: acreditar que havia médicos suficientes disponíveis para atender às consultas; acreditar que a pandemia interferiu nos tempos de espera; a acessibilidade dos profissionais de saúde para orientação; ser mulher e o número de vezes que obteve medicação. Conclusões: A maioria dos participantes classificou o atendimento médico recebido como muito bom, apesar da sobrecarga pandêmica e das mudanças no trabalho dos profissionais de saúde.

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Biografia do Autor

Lourrany Borges Costa, Universidade de Fortaleza / Universidade Federal do Ceará – Fortaleza (CE), Brazil.

 

 

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Publicado

2025-05-29

Como Citar

1.
Costa LB, Aquino PL de, Catunda JGV, Farias TLB de, Vasconcelos IF, Andrade LP, et al. Percepção dos usuários que buscaram atendimento na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia de COVID-19 em Fortaleza, Brasil. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 29º de maio de 2025 [citado 4º de julho de 2025];20(47):3797 . Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/3797

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit