Projeto de intervenção sobre doenças crônicas não transmissíveis em um município de grande porte no interior do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)4237Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Doenças crônicas não transmissíveis.Resumo
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) têm sua incidência aumentando cada vez mais e são as principais causas de mortes no Brasil. Por se tratar de doenças que necessitam de assistência contínua, manutenção do cuidado e apoio multiprofissional, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel central no cenário do manejo das DCNT, sendo necessária Educação Permanente em Saúde (EPS) para todos os profissionais da equipe. Trata-se de relato de experiência de um projeto de intervenção realizado sobre DCNT para os servidores municipais que atuam na APS, em uma cidade de grande porte do interior do Paraná. Foi realizado curso de capacitação sendo o público-alvo os servidores que atuam na APS, com enfoque na atuação multiprofissional. O modelo do curso foi híbrido, com duração de três meses, sendo realizados dois encontros presenciais (abertura e encerramento) com palestras, mesa de discussão e encenação teatral sobre o tema. Durante esse período os cursistas assistiram aulas assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem sobre hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) e dislipidemia confeccionados por profissionais da equipe multidisciplinar. Além disso, foram atualizadas e revisadas as Linhas Guias Municipais de HAS, DM e Dislipidemia e confeccionados os guias rápidos das mesmas patologias. Tais documentos servirão para auxiliar ainda mais a prática com manejo mais adequado de acordo com as particularidades de cada usuário. Realizar ações de educação permanente em saúde com os profissionais são essenciais para a melhora da qualidade da assistência à população e corrobora para o fortalecimento da APS no cuidado integral e longitudinal do indivíduo. Além da atualização sobre os temas, a discussão junto a toda equipe em nível multidisciplinar, leva a diferentes estratégias de abordagem que são importantes para suscitar reflexões e mudanças na prática.
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