Curso de reabilitação de condições pós-Covid-19
satisfação e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)4395Palavras-chave:
Formação Profissional em Saúde, Ensino a Distância, Pessoal da Saúde, Atenção Primária à Saúde.Resumo
Introdução: A Covid-19 é uma condição crônica que exige assistência à saúde longitudinal, característica fundante da Atenção Primária à Saúde (APS). As condições pós-Covid tornaram-se comuns no cotidiano da APS e, por esse motivo, é necessária uma base sólida de conhecimentos acerca da avaliação e do tratamento. Tal necessidade exige da Educação Permanente à Saúde contribuições para construção de saberes para o correto manejo de pacientes que apresentam tais quadros. Objetivo: Analisar a satisfação e a aprendizagem de profissionais da APS egressos do MOOC “Reabilitação do paciente com condições pós-Covid”, a partir do modelo Kirkpatrick. Métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico, composto de 612 profissionais da APS egressos do respectivo MOOC. A coleta de dados ocorreu por meio da situação de aprendizagem e de três questionários semiestruturados: um de perfil do aluno, um de expectativas do aluno e outro de avaliação do curso. A análise dos dados foi realizada pelo teste Wilcoxon, com nível de significância de 5%, no software RStudio versão 4.1.3. Todos os aspectos éticos foram atendidos. Resultados: Entre os profissionais egressos participantes, 68,5% eram do sexo feminino e 35,45% tinham entre 29 e 39 anos. Além disso, 92,3% informaram que não tinham funções na gestão. Quanto à análise de satisfação, 94,4% afirmaram que o conteúdo enfatiza pontos-chave e ideais relevantes. Quanto à aprendizagem, houve aumento significativo da mediana do pré-teste e do pós-teste, ao fim do curso (p<0,001), sugerindo que a aprendizagem foi significativa. Conclusões: O curso autoinstrucional contribuiu positivamente para a formação de profissionais da saúde que atuam na APS.
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