Cartilha educativa para médicos de família, DIU de cobre
um estudo sobre construção e validação
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc20(47)4445Palavras-chave:
Educação médica, Contracepção reversível de longo prazo, Dispositivos intrauterinos de cobreResumo
Introdução: Os contraceptivos reversíveis de longa duração (LARC) são uma opção eficaz de contracepção, porém, enfrentam baixa utilização e aceitação. Estratégias de saúde pública têm sido implementadas para promover o uso desses métodos, destacando a importância da capacitação de médicos não especialistas em ginecologia. Objetivo: Este estudo aborda a elaboração e validação de uma cartilha educativa sobre o dispositivo intrauterino de cobre (DIU- Cu) para médicos de família e comunidade, visando a superar essas barreiras e promover uma prática clínica informada e inclusiva. Métodos: O estudo adotou um desenho de desenvolvimento metodológico com validação de tecnologia. A cartilha foi elaborada com base em revisão integrativa da literatura, experiência do autor e colaboração de um modelo de Inteligência Artificial Generativa (ChatGPT-4) para organização do conteúdo e geração das ilustrações. Posteriormente, foi submetida a três grupos de avaliadores: o primeiro, composto por especialistas em ginecologia e obstetrícia; o segundo, por docentes de outras especialidades médicas; e o terceiro, pelo público- alvo. A validação foi realizada por meio de questionários estruturados, adaptados conforme os grupos de avaliadores. Resultados: A cartilha recebeu sugestões para aprimoramento. As notas de avaliações para fins do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foram elevadas em todos os grupos. Os valores alfa de Cronbach (α) foram adequados. Conclusões: A inclusão de sugestões dos avaliadores contribuiu significativamente para o aprimoramento da cartilha, validando-a como um recurso educativo útil na área de contracepção para médicos de família e comunidade. Os altos IVCs destacam sua adequação aos objetivos propostos, indicando sua utilidade na promoção de uma prática clínica informada e inclusiva, sendo a confiabilidade da pesquisa demonstrada pelo α.
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