ARES

o acervo virtual com acesso aberto a recursos educacionais em saúde

Autores

  • Josué Miguel de Oliveira Faculdade Planalto Central – Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3263-1387
  • François Isnaldo Dias Caldeira Universidade Estadual Paulista – Araraquara (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4688-2059
  • Lucas Ribeiro Monteiro Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – Brasília (DF), Brasil.
  • Kellen Cristina da Silva Gasque Fundação Oswaldo Cruz – Brasília (DF), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc19(46)4468

Palavras-chave:

Bibliotecas digitais, Educação Permanente, Trabalhador da Saúde, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Introdução: A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS) é uma estratégia de educação permanente em saúde pela educação a distância (EaD). O Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) é um dos pilares, sendo o maior acervo digital de saúde na América Latina, promovendo o acesso aberto ao conhecimento e à educação de forma democrática e irrestrita. Objetivo: Discutir a importância do ARES, apresentando seu modelo de acesso e distribuição de recursos educacionais digitais, promovendo a disseminação democrática do conhecimento em saúde fundamentado em evidências científicas. Métodos: Este estudo exploratório analisa os recursos educacionais da plataforma ARES, focando na política de acesso livre e distribuição gratuita dos materiais. Os dados foram coletados por meio de: 1) revisão manual dos metadados do ARES, que incluem o tipo de recurso, as instituições da rede UNASUS e áreas de estudo; 2) revisão eletrônica das bases PubMed, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), Education Resources Information Center (ERIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar para entender o funcionamento e a importância dos repositórios virtuais na saúde. Não houve restrição temporal, considerando o longo histórico dos repositórios virtuais. Resultados: Repositórios virtuais e bibliotecas digitais, impulsionados pela popularização da EaD e do e-learning, têm impacto significativo na pesquisa global, mas a acessibilidade ainda é desigual. A plataforma ARES, um repositório especializado em saúde, utiliza o acesso aberto verde, permitindo livre acesso, download e reutilização de seus 20.512 recursos educacionais. Destes, 65,43% focam em “Atenção Primária e Saúde da Família”. A integração de acervos digitais em redes de cooperação amplia o acesso e melhora a formação e gestão de recursos. Conclusões: Repositórios digitais, como o ARES, democratizam o acesso à informação digital, sendo ferramenta importante para os médicos de família e comunidade que buscam um cuidado integral de seus pacientes, sobretudo daqueles pertencentes a grupos historicamente vulnerabilizados e de regiões remotas.

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Biografia do Autor

François Isnaldo Dias Caldeira, Universidade Estadual Paulista – Araraquara (SP), Brasil.

Mestre e Doutorando em Odontologia (Periodontia) do Departamento de Diagnóstico e Cirurgia, Faculdade de odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista (FOAr-UNESP).

Lucas Ribeiro Monteiro, Secretaria Executiva da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – Brasília (DF), Brasil.

Estudante de Odontologia da Faculdade Planalto Central. Bolsista de Iniciação Científica na Secretaria Executiva da UNA-SUS.

Kellen Cristina da Silva Gasque, Fundação Oswaldo Cruz – Brasília (DF), Brasil.

Doutora em Odontologia pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Brasília).

Referências

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Publicado

2025-02-08

Como Citar

1.
Oliveira JM de, Caldeira FID, Monteiro LR, Gasque KC da S. ARES: o acervo virtual com acesso aberto a recursos educacionais em saúde. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 8º de fevereiro de 2025 [citado 21º de fevereiro de 2025];19(46):4468. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/4468

Edição

Seção

Especial Rede UNASUS

Plaudit