Avaliação de um programa de formação baseado no Mentoring para aquisição de habilidades em pequena cirurgia num centro de saúde urbano em Jaén, Andaluzia, Espanha
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc7(25)534Palavras-chave:
Palavras-chave, Pequena Cirurgia, Consentimento Informado, Mentoring, Tutoria, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivos: Avaliar a implantação de um programa de tutoria em habilidades para a pequena cirurgia em um centro de saúde urbano. Desenho e métodos: Estudo descritivo transversal numa zona básica de saúde urbana composta por 16000 habitantes. Recolhemos todas as intervenções cirúrgicas realizadas durante os anos de 2009, 2010 e 2011. Estas foram divididas em dois grupos. Um primeiro grupo que compreende aquelas intervenções que foram autorizadas por um médico com experiência, e outro onde encontramos as não tutoradas. Também foram considerados os tipos de intervenção, existência de consentimento informado e o envio de amostras a anatomia patológica. Resultados: Foram realizadas um total de 363 intervenções (101 em 2009, 114 em 2010 e 148 em 2011), 45% autorizadas, sem encontrar diferenças por ano de realização nem por tipo de intervenção (59% extirpação de verrugas, 25% infiltrações, 7% quistos epidérmicos). Participaram da proposta, principalmente médicos residentes (96%), seguidos de médicos de família (62%) e por último a equipe de enfermagem (29%). Um maior número de peças cirúrgicas foram enviadas a anatomia patológica nos atos cirúrgicos tutorados (83% vs 62%, p < 0.05 test c²) assim como, houve um melhor preenchimento do consentimento informado. Conclusões: O sistema de formação em habilidades por mentoring em “Pequena Cirurgia” implicou progressivamente no restante de profissionais do Centro de Saúde, aumentou a quantidade de atos cirúrgicos realizados e melhorou a qualidade do programa. Aproveitar as habilidades dos profissionais que trabalham em Atenção Primária à Saúde (APS) para formar os colegas, pode atuar como catalizador para aumentar a capacidade de resposta e inovação.
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