Efeitos psicológicos da prática de Meditação e Aikido em professores da Zona Oeste de Natal

Autores

  • James Carlos da Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Maria Cristina Cuono Perreira Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Fernanda Carla Faustino da Silva Secretaria de Saúde Pública (SESAP)
  • Gustavo André Fernandes Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Iran de Brito Marrocos Filho Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Maria de Fátima Abrahão Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Kelly Cristina Fernandes Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Academia Central de Aikido Natal(ACAN)
  • Marlos Alves Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Academia Central de Aikido Natal(ACAN)

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc7(1)580

Palavras-chave:

Meditação, Aikido, Cultura de Paz, Professores

Resumo

Introdução: Pretendemos estabelecer uma cultura de paz em uma escola estadual de Natal com várias ocorrências de violência dos alunos contra professores. O aikido é uma arte marcial japonesa que promove por meio de técnicas corporais, etiqueta e disciplina uma “cultura de paz” melhorando o estado de atenção plena e entendimento mútuo. A meditação é uma prática que pode fornecer a melhoria do estado emocional com resultados favoráveis na cognição e na tolerância ao estresse. Objetivo: estudamos os efeitos psicológicos nos docentes da prática de Aikido e de meditação por uma semana em uma escola pública de Natal para promoção de uma cultura de paz. Método: Pesquisa-ação (Thiollent,2005) com entrevistas não-estruturadas de 40 professores antes e após a intervenção de uma semana de práticas contemplativas. Resultados: Os resultados das entrevistas dos professores mostraram um cotidiano estressante com bullying de alunos em sala de aula e com uma intensa carga horária de trabalho. Após a intervenção mais de 80% dos docentes apontaram aumento de tolerância ao estresse e melhoria de atenção e do equilíbrio emocional. Conclusão: observamos que o aikido e a meditação foram efetivos na melhoria do estado emocional e no aumento de tolerância ao estresse de professores. No entanto, investigações com número maior de sujeitos e com estudo prospectivo de longa duração das práticas contemplativas são necessários para avaliar a mediação de conflitos e pacificação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

1.
Araújo JC da S, Perreira MCC, da Silva FCF, Silveira GAF, Marrocos Filho I de B, Tavares M de FA, Rocha KCF, Bezerra MA. Efeitos psicológicos da prática de Meditação e Aikido em professores da Zona Oeste de Natal. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 22º de junho de 2012 [citado 28º de maio de 2022];7(1):45. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/580

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.