Efeitos psicológicos da prática de Meditação e Aikido em professores da Zona Oeste de Natal
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc7(1)580Palabras clave:
Meditação, Aikido, Cultura de Paz, ProfessoresResumen
Introdução: Pretendemos estabelecer uma cultura de paz em uma escola estadual de Natal com várias ocorrências de violência dos alunos contra professores. O aikido é uma arte marcial japonesa que promove por meio de técnicas corporais, etiqueta e disciplina uma “cultura de paz” melhorando o estado de atenção plena e entendimento mútuo. A meditação é uma prática que pode fornecer a melhoria do estado emocional com resultados favoráveis na cognição e na tolerância ao estresse. Objetivo: estudamos os efeitos psicológicos nos docentes da prática de Aikido e de meditação por uma semana em uma escola pública de Natal para promoção de uma cultura de paz. Método: Pesquisa-ação (Thiollent,2005) com entrevistas não-estruturadas de 40 professores antes e após a intervenção de uma semana de práticas contemplativas. Resultados: Os resultados das entrevistas dos professores mostraram um cotidiano estressante com bullying de alunos em sala de aula e com uma intensa carga horária de trabalho. Após a intervenção mais de 80% dos docentes apontaram aumento de tolerância ao estresse e melhoria de atenção e do equilíbrio emocional. Conclusão: observamos que o aikido e a meditação foram efetivos na melhoria do estado emocional e no aumento de tolerância ao estresse de professores. No entanto, investigações com número maior de sujeitos e com estudo prospectivo de longa duração das práticas contemplativas são necessários para avaliar a mediação de conflitos e pacificação dos alunos.Descargas
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