Educação continuada em gerontologia para agentes comunitários de saúde

Autores

  • Nádia Placideli Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Botucatu, SP
  • Tania Ruiz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Botucatu, SP

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc10(36)948

Palavras-chave:

Sistemas de Saúde, Educação em Saúde, Envelhecimento, Gerontologia

Resumo

Objetivo: avaliar o efeito de um Programa de Educação em Gerontologia desenvolvido à Agentes Comunitários de Saúde. Métodos: estudo de intervenção (comparação antes e depois) com participação de 111 agentes comunitários, com perda de 25 (22,5%), atuantes nas 12 unidades de saúde da família de um município do interior paulista, em 2012. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico, instrumento de avaliação do contato dos agentes comunitários com idosos e questionário para avaliação de conhecimentos gerontológicos (Questionário Palmore-Neri-Cachioni). Foi desenvolvido um Programa de Educação em Gerontologia junto aos agentes comunitários, no período de 5 dias: encontros com duração de 90 minutos cada um, abordando temas relacionados à velhice e envelhecimento. Para análise dos dados, foi utilizado o programa SAS versão 9.2 para Windows. Resultados: prevaleceram entre os agentes os adultos jovens, do sexo feminino, casados, com ensino médio completo e inseridos na atividade há mais de dois anos e meio. A maioria dos agentes expôs sempre ter contato com idosos, cultivado em âmbito do trabalho e intrafamiliar e relatou experiência com a população dessa faixa etária, mais da metade referiu ter participado de educação gerontológica. O maior número de acertos ao questionário de avaliação sobre conhecimentos gerontológicos, aplicado antes, imediatamente após e depois de três meses ao desenvolvimento do Programa de Educação em Gerontologia, demonstrou melhor desempenho dos agentes na segunda e terceira aplicações desse instrumento realizadas após o programa, tornando evidente a importância de educação em gerontologia para esse público. Conclusão: promover educação em gerontologia para agentes comunitários de saúde é fundamental, pois providos de conhecimentos podem reforçar seu papel mediante a equipe de saúde e população, dentre ela, os idosos.

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Biografia do Autor

Nádia Placideli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Botucatu, SP

Bacharel em Gerontologia- Universidade de São Paulo

Mestre em Saúde Pública- Faculdade de Medicina de Botucatu

Doutoranda em Saúde Pública- Faculdade de Medicina de Botucatu

Referências

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

1.
Placideli N, Ruiz T. Educação continuada em gerontologia para agentes comunitários de saúde. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 30º de setembro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];10(36). Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/948

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit

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