Caracterização da demanda em uma Unidade de Saúde da Família
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc6(20)95Palavras-chave:
Referência e Consulta, Sinais e Sintomas, Doença, Atenção Primária à SaúdeResumo
Introdução: Os motivos de atendimento nas Unidades de Saúde da Família são diversos. Entretanto, é importante diagnosticar-se as principais necessidades da população para que o sistema de atenção básica à saúde possa se reorganizar, no sentido de solucionar os problemas mais prevalentes na população. Neste contexto, torna-se estratégico para a organização da Atenção Primária à Saúde o aperfeiçoamento de programas assistenciais neste nível, principalmente a Estratégia de Saúde da Família, por meio do conhecimento do perfil da demanda que procura a rede instalada de Unidade de Saúde da Família. Objetivos: Realizar uma análise do perfil demográfico da população em estudo, enfatizando o gênero e a faixa etária mais prevalente dos usuários de uma Unidade de Saúde da Família, destacando quais doenças, sinais e sintomas são mais comuns nessa população; descrever os principais motivos de atendimento na Unidade de Saúde da Família e destacar os encaminhamentos para serviços especializados em tal lugar. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo. O presente estudo foi realizado na Unidade de Saúde da Família Luís Albuquerque Mendes, localizada em Fortaleza, no Ceará, de fevereiro a junho de 2010. Resultados: A prevalência de mulheres e pessoas com idade acima de 40 anos nessa Unidade de Saúde da Família foi de 72,2 e 54,5%, respectivamente. O motivo mais comum de atendimento na Unidade foi a hipertensão arterial sistêmica, com prevalência de 15,2%. Em relação aos sintomas mais frequentes, a lombalgia ficou em primeiro lugar, com 13,8%, e a cefaleia em segundo, com 6,9%. A doença mais prevalente foi a hipertensão arterial sistêmica com 37%. Apenas 1,6% dos usuários procuraram a Unidade para pedir encaminhamentos a serviços especializados. Conclusões: Este estudo ajudou a caracterizar o perfil demográfico dos usuários de uma Unidade de Saúde da Família, como também diagnosticou as principais causas de atendimento, destacando-se as queixas e as doenças mais prevalentes.
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