Acolhimento de imigrantes haitianos via integração ensino-serviço-pesquisa na atenção primária à saúde: relato de experiência

Autores

  • Neoma Mendes Assis Curso de Medicina, Unifenas-BH
  • Letícia Lara Martins Curso de Medicina, Unifenas-BH
  • Lêda Maria Mendes Souza Curso de Medicina da UNIFENAS-BH
  • Ivone Aparecida Nicolao Centro de Saúde Novo Aarão Reis – Belo Horizonte (MG).
  • Nathan Mendes Souza Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc12(39)1210

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Acolhimento. Acesso aos Serviços de Saúde. Internato e Residência. Emigrantes e Imigrantes. Competência Cultural.

Resumo

Este artigo objetiva relatar a experiência do acolhimento a uma comunidade de imigrantes haitianos pela Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do ‘Internato de Atenção Integral à Saúde’ do curso de Medicina da Unifenas - BH. A experiência ocorreu no Centro de Saúde Novo Aarão Reis (CSNAR) mediante estratégia multifacetada de acolhimento do serviço composta por: 1) interlocução com entidade de apoio a imigrantes, o Centro Zanmi; 2) busca ativa e visitas domiciliares pela agente comunitária de saúde e internas de medicina, 3) aplicação de questionário; 4) apresentação dos resultados à comunidade de imigrantes haitianos, aos profissionais de saúde do CSNAR, à comunidade acadêmica da Unifenas - BH e a outros membros da comunidade interessados. Pelo contato com os primeiros haitianos identificados na comunidade, e por meio de busca ativa, outros foram encontrados e incluídos no estudo. Em conjunto com a aplicação dos questionários, foi possível avaliar o contexto em que estes se encontravam e, assim, buscar nas ferramentas da APS e do território formas de incluir esses imigrantes na comunidade e auxiliá-los em suas demandas. Este processo permitiu acolher a comunidade de imigrantes haitianos no CSNAR, otimizar seu cadastro no Sistema Único de Saúde, sensibilizar os profissionais de saúde para a importância do desenvolvimento de competência cultural e oportunizar intercâmbio de conhecimentos sobre o sistema de saúde haitiano e brasileiro.

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Biografia do Autor

Neoma Mendes Assis, Curso de Medicina, Unifenas-BH

Acadêmica de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade José do Rosário Vellano, Unifenas-BH.

Lêda Maria Mendes Souza, Curso de Medicina da UNIFENAS-BH

Médica de Família e Comunidade, Ginecologista e Obstetra e Preceptora do Internato de Atenção Integral à Saúde, Unifenas-BH e médica supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil

Ivone Aparecida Nicolao, Centro de Saúde Novo Aarão Reis – Belo Horizonte (MG).

Agente Comunitária de Saúde do Centro de Saúde Novo Aarão Reis – Belo Horizonte (MG)

Nathan Mendes Souza, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Docente do Curso de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação Médica pela Escuela Nacional de Salud Pública de Cuba (validado pela UFOP), especialista em Economia e Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Ceará e titulado em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Doutorando em Metodologia de Pesquisa em Saúde pela Universidade de McMaster, Canadá. Colaborador do Departamento de Ciência e Técnologia do Ministério da Saúde. Foi docente assistente no curso de Políticas e Sistemas de Saúde, assistente de pesquisa no Programa para Tomada de Decisões em Políticas de Saúde na Unidade de Pesquisa em Informação em Saúde (McMaster) (2008-2010)e no Departamento de Medicina de Familia e Comunidade - Programas Internacionais da Universidade de Toronto (2010). Foi consultor técnico da Organização Mundial da Saúde (2007) e ex-colaborador da Unidade de Promoção a Pesquisa e ao Desenvolvimento da Organização Pan-Americana de Saúde, Washington-DC, EUA (2007-2008). Foi professor substituto da Universidade Federal do Ceará (2004-2006) e médico de família em Sobral, Ceará (2002-2006). Áreas de interesse para pesquisa e docência: atenção primária a saúde e medicina de família e comunidade; tradução de evidência científica para formulação de políticas e tomada de decisão em saúde; revisões sistemáticas, ensaios controlados randomizados e pesquisa participativa. http://lattes.cnpq.br/3667197759813675

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Publicado

2017-07-07

Como Citar

1.
Assis NM, Martins LL, Souza LMM, Nicolao IA, Souza NM. Acolhimento de imigrantes haitianos via integração ensino-serviço-pesquisa na atenção primária à saúde: relato de experiência. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 7º de julho de 2017 [citado 19º de abril de 2024];12(39):1-9. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1210

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Plaudit