Quantos médicos de família e comunidade temos no Brasil?

Autores

  • Daniel Knupp Augusto Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
  • Leandro David Universidade Federal de Viçosa
  • Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
  • Thiago Gomes da Trindade Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
  • Nulvio Lermen Junior Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
  • Paulo Poli Neto Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc13(40)1695

Palavras-chave:

Especialização, Residência Médica, Medicina de Família e Comunidade

Resumo

A formação de médicos especialistas no Brasil se dá por meio da conclusão de um programa de residência médica ou pela realização de uma prova e obtenção de um título de especialista. São caminhos paralelos e que por vezes se sobrepõem. Além disso, as instituições responsáveis por esses respectivos modelos de formação de especialistas, que são a Comissão Nacional de Residência Médica e a Associação Médica Brasileira, não dispõem de uma base de dados unificada. Em função desses fatores, sempre foi difícil definir com alguma precisão o número de médicos de família e comunidade no país. Com mudança recente no sistema da informação da Comissão Nacional de Residência Médica (SIS-CNRM), foi possível obter informações sobre certificados de conclusão de residência médica anteriores à criação do sistema. A partir desses dados do SIS-CNRM foi possível se obter o número atual de médicos de família e comunidade no país. O levantamento desse número, inédito para a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, é elemento essencial para planejar o crescimento e o futuro da especialidade no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Scheffer M, coord. Demografia Médica no Brasil 2015. Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP. Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. São Paulo: Conselho Federal de Medicina; 2015. 284 p.

Brasil. Lei Federal nº 6.932, de 7 de julho de 1981. Dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos; 1981.

Brasil. Lei Federal nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e no 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos; 2013.

Downloads

Publicado

2018-06-07

Como Citar

1.
Augusto DK, David L, Ornelas Pereira Salvador de Oliveira D, da Trindade TG, Lermen Junior N, Poli Neto P. Quantos médicos de família e comunidade temos no Brasil?. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 7º de junho de 2018 [citado 16º de abril de 2024];13(40):1-4. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/1695

Edição

Seção

Documentos da SBMFC

Plaudit

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.