Uso da rede de serviços de Juiz de Fora: a opinião do usuário

Autores

  • Celia Regina Machado Saldanha Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc4(13)211

Palavras-chave:

Saúde da Família, Ação Intersetorial, Assistência à Saúde

Resumo

As mudanças no perfil demográfico e epidemiológico ocorridas nas últimas décadas adquirem características particulares no Brasil e impõem a redefinição das políticas públicas, em especial da saúde, o que culmina com a implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em 1994. Espera-se, a partir dessa estratégia, uma mudança de paradigma e que se faça valer os princípios do SUS de Universalidade, Equidade e Integralidade por meio do cuidado continuado, da prevenção de agravos e da promoção da saúde, principalmente nas populações mais vulneráveis. Para funcionar dessa forma, porém, é necessária a existência de uma rede de serviços que garanta a assistência nos casos que a ESF não consiga resolver, estabelecendo-se um fluxo de referência e contra-referência. Usando como método a entrevista não-estruturada aplicada em quatro unidades básicas de saúde funcionando com a ESF em regiões distintas de Juiz de Fora, nós nos propomos a discutir, a partir das percepções dos usuários inscritos no PSF, o funcionamento desta rede de serviços, em uma tentativa de encontrar alguns pontos de gargalo e propor estratégias que possibilitem melhorias no acesso do usuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celia Regina Machado Saldanha, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá em 2007, Especialista em Médico da Familia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ 1996;Especialista em Saúde Mental pela Fundação Exequiel Dias - FUNED, 2000; Especialista em Formação Socioterapeutas pela Faculdade de Humanidades Pedro II, 1992 e Especialista em Psicomotricidade pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CES, 1993. É formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1978). Atualmente Coordena o Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA. É professora do Curso de Medicina e componente do Nucleo Docente Estruturante da mesma Instituição, SUPREMA desde agosto de 2009 . Médica Clínica com atuação da Prefeitura de Juiz de Fora. Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde da Familia e Organização de Programas da Saúde. Chefe do Departamento e coordenadora de Saude Coletiva da Faculdade de Medicina de Valença, Rio de Janeiro.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8657608950633279

Downloads

Publicado

2008-11-17

Como Citar

1.
Saldanha CRM. Uso da rede de serviços de Juiz de Fora: a opinião do usuário. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17º de novembro de 2008 [citado 28º de março de 2024];4(13):18-27. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/211

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Plaudit