Espiritualidade na educação segundo acadêmicos do 1º e 8º semestres de um Curso de Graduação em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc7(1)584Keywords:
Espiritualidade, Educação, EnfermagemAbstract
Introdução: A Espiritualidade Humana vem sendo tema exaustivamente discutido na atualidade e se torna cada vez mais necessária na prática de assistência à saúde. Pode ser definida como um sistema de crenças que enfoca elementos inatingíveis, que transmite vitalidade e significado a eventos da vida. Objetivo: O presente estudo tem como objetivos conhecer a opinião dos estudantes de graduação de enfermagem sobre aspectos da espiritualidade no ser humano e verificar sua importância no ensino e sua abordagem na vida acadêmica. Método: Trata-se de pesquisa exploratória qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa constituíram-se de acadêmicos do 1° e 8° semestres do curso de graduação em enfermagem de um centro universitário da rede particular de ensino superior da cidade de São Paulo. O tratamento dos dados teve como referencial teórico o método de análise de conteúdo de Bardin. Conclusão: Conclui-se que os entrevistados apresentam dificuldade em diferenciar espiritualidade de religiosidade, o que pode vir a influenciar no cuidado espiritual a ser prestado quando enfermeiros formados. Os depoimentos dos acadêmicos ingressantes (1º semestre) revelam que esses suprimiriam o tema do conteúdo programático, enquanto que os formandos do 8º semestre consideram a espiritualidade um tema essencial para discussão, após terem enfrentado o sofrimento humano em seu período de estágio prático. Quanto ao ensino da espiritualidade, verificou-se pelos discursos dos entrevistados que o tema é abordado de maneira superficial e subjetiva durante a vida acadêmica. Sugere-se que deve ser proposta a inclusão efetiva de conteúdos sobre a espiritualidade humana na grade curricular dos cursos de graduação em Enfermagem, considerando, inclusive o estudo dos diagnósticos de enfermagem relativos à espiritualidade da North American Nursing Diagnosis Association como um objeto de estudo essencial para o futuro enfermeiro compreender o paciente como um todo, buscando elevar sua qualidade de vida no enfrentamento do processo do adoecer.Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to the RBMFC, authors retain ownership of the copyright in the article, and authorize RBMFC to publish that manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 license and identify itself as the vehicle of its original publication.