New ways for Primary Health Care Research in the Americas
DOI:
https://doi.org/10.5712/rbmfc3(9)76Abstract
A Organização Panamericana de Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil, promoveram nos dias 11, 12 e 13 de dezembro um encontro em Belo Horizonte no qual foram lançadas as bases para a criação de uma Rede de Excelência em Atenção Primária à Saúde nas Américas. Estavam presentes neste primeiro encontro representantes de instituições acadêmicas e de serviços dos EUA, Canadá, Espanha, Argentina, Colômbia, Cuba e Brasil. Como ressaltou o documento base do encontro e os debates realizados nestes dias teve o objetivo de criar uma rede de instituições de pesquisa e serviço em APS, de modo a fortalecer os princípios contidos no compromisso firmado de Renovação da APS no continente. Entre as principais funções da rede incluem-se:
- Coletar, organizar, analisar e disseminar a produção científica em APS e seu papel nos sistemas de saúde;
- Desenvolver e adaptar metodologias para a avaliação e análise de desempenho da APS;
- Possibilitar a difusão de instrumentos que advoguem e divulguem a importância da implantação nos países de uma Atenção Primária à Saúde Renovada; base de sistemas de saúde universais e eqüitativos;
- Articular os parceiros para tomar parte em estudos e pesquisas multicêntricas;
- Prover assessoria e apoio técnico relacionados ao desenvolvimento da APS, de sistemas e políticas de saúde;
- Organizar fóruns e encontros para o intercâmbio de experiências;
- Mobilizar recursos para o financiamento da rede e projetos de cooperação técnica;
- Realizar análises sobre os papeis e funções dos níveis de atenção primária e secundária dos sistemas de saúde.
No encontro ficou ainda estabelecida a formação de um comitê executivo que teria a função de ampliar os contatos para a consolidação de uma rede ampla e representativa, facilitar os canais de comunicação entre os seus membros e propor desdobramentos para o trabalho, incluindo a agenda futura de encontros.
A SBMFC está presente e apóia esta e outras iniciativas de consolidar a APS não só como uma estratégia de reestruturação dos sistemas nacionais de saúde e da MFC como uma especialidade médica essencial aos indivíduos, famílias e comunidades. Entendemos que estas são também disciplinas e áreas de conhecimento científico que merecem um maior reconhecimento da comunidade acadêmica e dos órgãos de fomento no Brasil e no Exterior. A RBMFC é portanto um canal de todos aqueles que produzem conhecimento nestes campos da ciência.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to the RBMFC, authors retain ownership of the copyright in the article, and authorize RBMFC to publish that manuscript under the Creative Commons Attribution 4.0 license and identify itself as the vehicle of its original publication.