Tumor sólido pseudopapilar do pâncreas

Autores/as

  • Ivan Maluf Junior
  • Mariana Ribas Zahdi
  • Luciane Valdez

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc4(14)196

Palabras clave:

Neoplasias Pancreáticas

Resumen

O tumor sólido pseudopapilar de pâncreas é uma neoplasia rara, que acomete usualmente mulheres jovens na segunda ou terceira década de vida. Foi descrito pela primeira vez em 1959. É considerada uma doença com baixo potencial de malignidade e é encontrado na maioria dos casos em adolescentes do sexo feminino, sugerindo a associação de fatores hormonais em sua patogênese. Metástases são raras e a ressecção completa do tumor é geralmente curativa. O caso descrito é sobre uma paciente de 13 anos. Os aspectos clínicos envolvidos neste caso foram atípicos pelo fato do surgimento dos sintomas associados a trauma direto com aumento de volume abdominal. O tumor pode acometer qualquer área do pâncreas, porém, na maioria das séries, acomete, preferencialmente, o corpo e a cauda pancreática. A ressecção do tumor, quando possível, é curativa na maioria dos casos, porém recidivas locais podem ocorrer. A taxa de sobrevida mesmo após metástase hepática é alta pela natureza benigna do tumor. Conclusão: O tratamento cirúrgico por meio de ressecção tumoral sem esvaziamento ganglionar ou ressecção de órgãos adjacentes é recomendável pela literatura internacional proporcionando excelente prognóstico para estes pacientes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ivan Maluf Junior

Acadêmicos do 6º ano, Curso de Medicina, Universidade Positivo, Curitiba, Paraná, Brasil.

Mariana Ribas Zahdi

Acadêmicos do 6º ano, Curso de Medicina, Universidade Positivo, Curitiba, Paraná, Brasil.

Luciane Valdez

Médica oncologista infantil e pediatra, Serviço de Oncologia e Hematologia, Hospital Infantil Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brasil.

Publicado

2008-11-17

Cómo citar

1.
Maluf Junior I, Zahdi MR, Valdez L. Tumor sólido pseudopapilar do pâncreas. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17 de noviembre de 2008 [citado 22 de julio de 2024];4(14):135-9. Disponible en: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/196

Número

Sección

Mejora en Calidad

Plaudit