Inclusão não-homofóbica: um diálogo entre estudantes de medicina e travestis.

Autores/as

  • Valéria Ferreira Romano University Estacio de Sa, Rio de Janeiro, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.5712/rbmfc3(10)352

Palabras clave:

Comunicação, Eqüidade em Saúde, Saúde da Família, Preconceito

Resumen

Trabalhar habilidades de comunicação com estudantes de Medicina tem sido um desafio constante e, mais ainda, tem sido lidar com questões relacionadas ao preconceito, à homofobia, à discriminação em serviços de saúde. Desde 2001, o Programa Saúde da Família Lapa, integrante do currículo do curso de Medicina da UNESA, tem enfrentado esse desafio, promovendo o encontro entre os estudantes e os travestis, a partir do foco na visita domiciliar, atividades de educação em saúde e atendimento ambulatorial. O objetivo é refletir sobre as habilidades de comunicação de estudantes de Medicina, a partir da inclusão dos travestis em serviços de Atenção Básica freqüentados por estes estudantes. Como metodologia, foram adotados: registro de observação direta; entrevistas com perguntas abertas com estudantes e travestis de uma área adscrita. Como resultado, tivemos melhor desempenho na comunicação dos estudantes diante de situações relacionadas à homofobia e ao acesso dos travestis aos serviços de saúde, garantindo integralidade, eqüidade e universalidade ao SUS de todos nós. Tanto os estudantes quanto os travestis desejam uma aproximação que estimule um encontro humanizado e inclusivo, colocando em questão velhos preconceitos valorizando formas de atendimento na sintonia do acolhimento.

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Biografía del autor/a

Valéria Ferreira Romano, University Estacio de Sa, Rio de Janeiro, Brazil

PhD in Public Health, Professor of Professional Masters in Family Health, University Estacio de Sa, Rio de Janeiro, Brazil

Publicado

2007-11-17

Cómo citar

1.
Romano VF. Inclusão não-homofóbica: um diálogo entre estudantes de medicina e travestis. Rev Bras Med Fam Comunidade [Internet]. 17 de noviembre de 2007 [citado 3 de julio de 2024];3(10):99-105. Disponible en: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/352

Número

Sección

Artículos de Investigación

Plaudit